17 de abril de 2020 as 11:52 / Saúde

Hospitais compartilham equipamento que garante socorro aos pacientes com Covid-19

O município de Não-Me-Toque tem mais um reforço no combate a pandemia do coronavírus (Covid-19). Ontem (16), no Hospital Beneficência Alto Jacuí, foi entregue o carro anestésico que pode servir como respirador, e de forma temporária, ficará no Hospital Notre Dame Júlia Billiart, instituição hospitalar escolhida para atender pacientes infectados com coronavírus.

O investimento na compra do equipamento foi de R$ 158 mil que vieram da arrendação em campanha iniciada pelo Hospital Alto Jacuí, que complementou com recurso próprio até atingir valor de R$ 100 mil. R$ 58 mil foram complementados pela Administração Municipal, repassando recursos doados pelo Poder Judiciário. O hospital tem uma lista completa com nome dos doadores.

A campanha iniciou em março, porém, segundo o presidente do Alto Jacuí, Paulo Cervi, ocorreu muita dificuldade de encontrar aparelhos respiratórios, objetivo da campanha. O aumento da demanda fez o produto sumir do mercado e os preços supervalorizarem. Com isso, foi adquirido o carro anestésico que terá dupla finalidade, decisão tomada em com junto com o secretário de Saúde Marco Costa, que coordena todas as ações de enfrentamento do coronavírus em Não-Me-Toque.

Após ato de assinatura de cedência, o Hospital Júlia Billiart, realizou transporte do equipamento até a sala onde será instalado, ficando disponível para a equipe medica e de enfermagem. O carro anestésico no período da pandemia servirá exclusivamente no atendimento dos pacientes diagnosticados com Covid-19. Depois, retorna para o Alto Jacuí e será utilizado para outros procedimentos como, cirurgias eletivas e cesarianas.

O secretário Municipal de Saúde, Marco Costa, destacou a qualificação no atendimento hospitalar com o novo equipamento e a colaboração conjunta dois hospitais da cidade pensando no melhor para população.

Também compareceram o prefeito Pedro Paulo, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo de Moura, coordenador administrativo do Hospital NDJB, Jeferson Gomes de Oliveira, vice-presidente do Hospital Alto Jacuí, Susana Stapelbroek Trennepohl, tesoureiro, Gil Cé e a gerente administrativa Josiane Rodrigues.

Prefeito Pedro Paulo ressalta estrutura frente a pandemia

O prefeito Pedro Paulo da Rosa ressaltou a estrutura que o município está montando a partir da atuação da Secretaria de Saúde, comitê Gestor, hospitais, unidades de saúde e profissionais de saúde, Unidade Sentinela no bairro Martini. Tudo para atender casos suspeitos de coronavírus, preparando a estrutura para salvar vidas. Também destacou a colaboração da população que tem papel fundamental no controle da pandemia em Não-Me-Toque.

– Precisamos a colaboração da comunidade não-me-toquense, mas se ocorrer algum caso, estamos preparados – comentou.

NMT tem cinco aparelhos respiratórios: dois em ambulâncias, sendo um na ambulância UTI móvel, um no HBAJ, dois no HNDJB, sendo um emprestado pelo Alto Jacuí.

Texto e fotos: Felipe Keller – Jornal A Folha