17 de abril de 2020 as 11:10 / Administração e Planejamento

Comércio de Não-Me-Toque pode reabrir com Cuidados Especiais

Medida será constantemente avaliada podendo ser revogada caso haja necessidade afim de preservar vidas

Após o anúncio do governo do Estado e a publicação do decreto que permite alterações a alguns municípios, a Administração de Não-Me-Toque anunciou nesta sexta-feira (17), em entrevista coletiva realizada no Auditório da Prefeitura, que o comércio poderá reabrir suas portas, mas com restrições e regras rígidas.

O novo decreto publicado prevê que a medida poderá ser alterada a qualquer momento. “Essa medida está sendo tomada por inúmeros municípios da região que também estão possibilitando a volta das atividades comerciais desde que sejam seguidas as orientações e medidas estabelecidas neste decreto, porém lembramos que os cuidados em relação não aglomeração de pessoas, da higienização das mãos e do isolamento social seguem válidos e devem ser cumpridos e que as pessoas só saiam em caso de necessidade”, explicou o Prefeito Pedro Paulo.

Pedro Paulo reiterou que esta flexibilização pode ser revogada a qualquer momento se necessário para primeiramente preservar vidas e a saúde dos não-me-toquenses.

Marco Costa, secretário de saúde lembrou que alguns hábitos como uso da máscara não são comuns, mas que as pessoas precisam habituar-se e ter esses cuidados para que não tenhamos no município uma situação de disseminação que não possa ser atendida pela estrutura de saúde.

“Ainda não confirmamos nenhum caso em Não-Me-Toque, mas observando a circulação do vírus em municípios vizinhos acreditamos que o vírus pode estar circulando no município com pessoas assintomáticas, o que é uma situação bastante comum por isso estamos com todas as precauções para que possamos retomar a atividade econômica com todos os cuidados e responsabilidade”, frisou o Secretário Marco Costa.

Em Não-Me-Toque a Secretaria de Saúde preparou uma estrutura para atender possíveis casos de Covid-19 com a Unidade Sentinela para o primeiro atendimento e o Hospital Notre Dame como referência para casos mais avançados.

Dentre as orientações do Decreto, recomenda-se à todas as pessoas em circulação em espaços públicos e em estabelecimentos abertos ao público o uso de equipamento de proteção individual (mascará facial) para prevenção da COVID-19.

Os estabelecimentos comerciais de atividades essenciais e não essenciais deverão cumprir as orientações e protocolos da Secretaria Municipal da Saúde disponíveis na página https://naometoque.rs.gov.br/coronavirus/ para abertura e funcionamento e conforme normas expedidas pela vigilância sanitária municipal e Portaria SES nº 270/2020 da Secretaria Estadual de Saúde.  Todas as informações complementares e orientações aos comerciantes e donos de estabelecimentos privados poderão ser obtidas através do Plantão da vigilância sanitária pelo telefone (54) 99635-8514 ou duvidascovid@naometoque.rs.gov.br.

Acesse o Decreto Nº 118 Clicando Aqui

Todas as recomendações do Decreto estão baseadas na norma técnica publicada pela Secretaria de Saúde para que essa retomada da atividade comercial possa ser feita com toda cautela e responsabilidade.

IMPORTANTE: Os cuidados para impedir a disseminação do coronavírus seguem valendo. Evite aglomerações. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Use máscara de tecido ao sair de casa. E, sempre que possível, fique em casa.