A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
23 de março de 2020 as 10:04 / Saúde

Orientação Da Secretaria Da Saúde Aos Usuários

Nota Secretaria Municipal de Saúde 001/2020

Prezados Usuários do Sistema Único de Saúde do Município de Não-Me-Toque:

A Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota de orientação construída em conjunto com os profissionais de saúde e o Comitê Extraordinária de Organização de Emergências, informar a todos os fluxos no sistema de saúde do nosso município, com a finalidade de conseguirmos atender nossa demanda diante da situação que nos acomete em relação ao COVID-19(Coronavírus), CONSIDERANDO a emergência em saúde pública de importância nacional e internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde, em 30 de janeiro de 2020, em razão do novo coronavírus (COVID-19); a Lei Nacional nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, o Decreto nº 55.128, de 19 de março de 2020, decretando estado de calamidade pública em todo o território do Rio Grande do Sul e o Decreto Municipal nº 090/2020, de 20 de março de 2020. Faz-se necessária a  adoção de medidas na Rede de Saúde Pública de nosso Município, para o atendimento e proteção de todos usuários do SUS:

SETOR ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DA SAÚDE

O Setor Administrativo da Secretaria da Saúde funcionará em parte com trabalho remoto e em parte com expediente interno e equipe parcial e atenderá  público somente em casos de grande necessidade, orientando que sempre que possível, que façam o contato por telefone, evitando assim a aglomeração de pessoas e exposição a situações de risco.

 Contato: 3332-4042 /3332-3987.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE COM OU SEM ESF:

As Unidades Básicas de Saúde atenderão com restrição de fluxo e triagem rígida dos usuários de acordo com a Instrução Normativa 001/2020, atendendo somente casos de maior gravidade e orientando os pacientes quanto as condutas adotadas. Visitas domiciliares eletivas estão suspensas no período, somente em casos de extrema necessidade, ou monitoramento devido ao COVID-19. Sempre que possível, ligue antes de dirigir-se a unidade para orientação.

Telefones de Contato

UBS CENTRAL                            – 3332-4122 / 3332-4110 / 99681-1530 / 99661-4987

UBS JARDIM                              – 3332 – 5234

UBS INDUSTRIAL                      – 3332 – 5116

UBS SANTO ANTONIO              – 3332 – 3629

UBS MARTINI                             – 3332 – 3321

UBS VIAU                                   – 3332 – 4894

UBS APOIO                                 – 3332 – 3190

LABORATÓRIO MUNICIPAL

O Laboratório Municipal suspendeu a realização de exames de rotina e eletivos, atendendo somente solicitações de urgência e exames de público prioritário (gestantes, pessoas com doenças auto-imunes, pré-operatórios de urgência). Os exames suspensos serão reagendados assim que possível. Não é necessário ir ao Laboratório para pegar qualquer comprovante.

Contato- 3332-3190

 

SAÚDE MENTAL

O atendimento em Psicologia ficará restrito ao atendimento de casos de urgência e pacientes especiais, mediante avaliação do profissional, tanto na Unidade de Apoio quanto no serviço do CAPP(Centro de Apoio Psicológico e Psicosocial) . As atividades coletivas estão suspensas por tempo indeterminado. O atendimento psiquiátrico será mantido e escalonado para atendimento sem aglomeração na sala de espera.

Contato: 3332-3190(UBS Apoio)  – 3332-3000(CAPP)

NUTRIÇÃO

Estão suspensos os atendimentos eletivos e atividades de grupo na área de nutrição. Serão atendidos somente casos urgentes mediante avaliação médica e agendamento específico.

Contato – 3332-3190

ACADEMIA DE SAÚDE

Estão suspensas todas as atividades do Pólo de Academia de Saúde na Praça Dr. Otto Schmidt.

TRANSPORTE

O serviço de transporte eletivo da Secretaria da Saúde está limitado as situações urgentes, sendo realizado normalmente transporte de pacientes oncológicos para quimioterapia, radioterapia em Passo Fundo, e demais tratamentos de alta complexidade que exijam o transporte a Porto Alegre, tal como: dos usuários transplantados com agenda confirmada. O setor de Transporte ficará à disposição para levar coletas de exames ao Lacen de acordo com a demanda. Não haverá agendamento de viagens devido ao cancelamento de todas as consultas e procedimentos eletivos no momento.

Telefone para contato: 3332-4122 / 3332-4110 / 99633-9760(coordenação de transporte)

 FARMÁCIA BÁSICA E DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS

Os profissionais da Farmácia Básica estão trabalhando no seu horário normal de atendimento, porém haverá limitação de fluxo no salão de dispensação, com orientação para permanecer em espera na área externa da Unidade. Contato 54 -99636-2619

De acordo com a Portaria SES nº 208/2020, que “excepciona o prazo de aceitação das prescrições de medicamentos de uso contínuo no âmbito do SUS no Estado do Rio Grande do Sul durante o período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”, resolve: Art. 1º Estender excepcionalmente no âmbito do SUS o prazo de aceitação das prescrições de medicamentos nos seguintes casos: I – com indicação “uso contínuo” pelo prazo de até 12 (doze) meses a partir da data de prescrição; II – sujeitos à controle especial pela Portaria 344/1998, do Ministério da Saúde, que contenham a indicação “uso contínuo” pelo prazo de até 06 (seis) meses a partir da data de prescrição; III – pelo prazo de tratamento indicado na prescrição, limitados aos prazos fixados nos incisos anteriores. Art. 2º O prazo de aceitação das prescrições de medicamentos do Programa Farmácia Popular deverão seguir o disposto nas regulamentações do Ministério da Saúde. Art. 3º Na dispensação de medicamentos sujeitos à controle especial pela Portaria 344/1998, do Ministério da Saúde, os estabelecimentos deverão seguir os seguintes procedimentos: I – deverá ser retida a 1ª via da prescrição no momento da primeira dispensação para as receitas de controle especial em duas vias; II – as prescrições de Notificação de Receita A(NRA) e Notificação de Receita B (NRB) deverão ser devolvidas aos usuários, à exceção da última dispensação, quando a prescrição deverá ser retida no estabelecimento; III – deverá ser registrada cada dispensação na via/notificação de receita entregue ao usuário; IV – deverão ser mantidos os registros a cada dispensação realizada.

Fone de contato: 3191-0274

VIGILÂNCIA EM SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Os profissionais da Vigilância Sanitária em especial a fiscalização sanitária atuará restrita a situações emergenciais. Os agentes de combate a endemias trabalharão em sistema de plantão e escala de revezamento para atendimento da rotina mínima indispensável e situações de urgência que demandem risco sanitário ou epidêmico.

Aguardamos orientações do Ministério da Saúde quanto as visitas regulares, e assim que tivermos normativas será orientada a população das visitas nos domicílios de acordo com definição do Ministério da Saúde. Lembrete: Cuide de sua casa evitando água parada e locais propícios a proliferação do mosquito da Dengue, elimine os focos de criadouros de mosquito, proteja você e sua família. Estamos em uma época de epidemia de dengue nos demais locais e se cada um fizer sua parte neste momento estaremos evitando mais esta doença!

Fone de contato – 3332- 4042 / 3332-3987

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

O Setor de Vigilância Epidemiológica estará atendendo aos usuários preferencialmente por telefone, e realizando as notificações de situações de obrigatoriedade previstas no SINAN, também o encaminhamentos e monitoramento de casos suspeitos de coronavírus.  Também estará realizando as campanhas da vacinação do calendário obrigatório. Fique atentop as instruções para a campanha de vacinação da gripe que terá regras de fluxo e atendimento especiais.

Fone de contato: 3332-4122 / 3332-4110

ATENDIMENTO DE REGULAÇÃO/MARCAÇÃO EXAMES E CONSULTAS/VIAGENS

Os profissionais do atendimento e regulação trabalharão em escala de revezamento e somente em expediente interno, devido a suspensão dos procedimentos, consultas e cirurgias eletivas. Somente serão atendidos casos de urgência e situações de excepcionalidade(casos oncológicos/cirúrgicos de urgência/transplantes, etc…)

Fones para contato: 3332-4122 / 3332-4110 / 99681-1530 / 99661-4987

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

A presidência do Conselho Municipal de Saúde e seus membros estão apoiando a secretaria em todas as medidas adotadas. Reuniões mensais suspensas no momento, ficando a disposição para reuniões extraordinárias de acordo com a necessidade.

COMITE EXTRAORDINÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DE EMERGÊNCIAS

Para enfrentamento da pandemia do COVID-19(Coronavírus) foi criado um Comitê como instância de coordenação, articulação e estratégia contra o avanço da epidemia. Esta Comitê reúne-se periodicamente e define ações, estratégias e auxilia a gestão na tomada de decisões.

FLUXO DE ATENDIMENTO COVID-19

Todas as unidades farão atendimento a demanda espontânea, e para casos leves de quadros gripais será recomendado isolamento domiciliar e se necessário referenciar o setor de urgência e emergência do Hospital Alto Jacuí. Será montada uma UBS sentinela para atender somente casos suspeitos do COVID-19.

A Rede Hospitalar está orientada a receber os casos graves. A referencia de Emergência é o Hospital Beneficência Alto Jacuí. Antes de dirigir-se a emergência ligue para orientação nos fones 3332-1250 ou 98425-0447.

Para situações onde seja necessário acionar transporte de urgência(ambulância) também deve ser comunicado o Hospital para o acionamento do serviço, mediante avaliação e orientação do serviço de urgência/emergência.

CASO NECESSITE DE MAIS ORIENTAÇÕES LIGUE: 54- 99640-7175

A Secretaria Municipal da Saúde e os profissionais envolvidos estão trabalhando e dando seu melhor para que possamos passar por este período de dificuldades e evitar que a contaminação atinja nossa população.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir