18 de março de 2020 as 13:33 / Saúde

Secretaria de Saúde orienta empresas nos cuidados contra o COVID-19

A Secretaria de Saúde realizou reunião com representantes das empresas do Município na manhã de quarta-feira (18) afim de dar orientações a respeito do COVID-19 e colocar as mesmas a par da situação e das medidas que vem sendo tomadas pela Secretaria.

Para lidar com a situação um comitê de emergência foi formado afim de tratar das medidas a serem tomadas para combater a propagação do vírus e como lidar com casos suspeitos que venham a surgir no Município. A Secretaria de Saúde já vem trabalhando com medidas preventivas como a entrega de materiais com recomendações junto a estabelecimentos comerciais que também foram publicadas oficialmente através do site da Prefeitura Municipal.

Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa o principal objetivo no momento é evitar a superlotação do sistema público de saúde, preservando tanto as Unidades Básicas como a rede Hospitalar. Dentre as medidas imediatas estão a suspensão de consultas e procedimentos eletivos e a orientação aos pacientes para que procurem atendimento somente em casos realmente necessários. O atendimento junto a Odontologia também será realizado somente em regime de urgência.

As empresas participantes informaram já estar adotando protocolos de prevenção. O Secretário solicitou que que casos suspeitos que apresentem sintomas leves sejam orientados a ficar em isolamento em casa e não buscar atendimento imediato, afim de evitar um possível contágio e superlotação do sistema de saúde.

Quem faz parte dos Grupos de Risco?

No grupo de risco estão pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como asma, pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas que apresentem febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Questionado sobre a testagem da doença, o Secretário Marco Costa explicou. “A nível de país não possuímos estrutura suficiente para testar todas as pessoas, por isso serão feitos exames somente em pessoas do grupo de risco ou que apresentem um ou mais sintomas da doença e que estiveram em locais com casos confirmados”.

Marco ressaltou que não existem casos confirmados da doença no Município e que a população não deve entrar em pânico e sim evitar condutas que sejam facilitadoras da propagação do vírus. “A recomendação de isolamento é para que pessoas mais vulneráveis sejam afetadas, pois elas sim correm maiores riscos. Apesar do número elevado de pessoas contaminadas e dos óbitos confirmados, a maioria das pessoas se recupera da doença sem precisar de tratamento especial” enfatizou o Secretário.

Recomendações

Que as entidades associativas, recreativas, religiosas, esportivas e outras entidades da sociedade civil organizada, cancelem ou suspendam temporariamente, pelo período de 60 dias, eventos em que esteja prevista a aglomeração de pessoas ou concentração expressiva de público, especialmente em locais fechados. Caso não seja possível cancelar o evento, que seja realizado sem a presença de público;

Que as empresas do município, dentro de suas possibilidades, evitem ou cancelem a realização de viagens por funcionários e o recebimento de pessoas oriundas de países, estados ou municípios onde haja circulação do coronavírus – Covid-19, bem como evitem a realização de eventos ou reuniões em locais fechados com aglomeração de pessoas;

Que as empresas que tenham funcionários em viagem para áreas contaminadas, dentro ou fora do país, orientem estas pessoas a observar eventuais sintomas e notificar a Secretaria de Saúde caso necessário;

Que observe-se a disponibilização de locais para lavar as mãos com frequência, e dispenser com álcool em gel na concentração de 70%, toalhas de papel descartáveis. Ampliar a frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária;

Que todas as empresas e entidades do município adotem as medidas de higiene e etiqueta respiratória e orientem seus colaboradores neste sentido visando a prevenção quanto a disseminação do vírus, de acordo com orientação da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, especialmente:

– Lavar as mãos com frequencia ou utilizar alcool gel 70º;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca;

– cobrir o rosto ao espirrar ou tossir;

– suspender ou cancelar viagens;

– não compartilhar objetos de uso pessoal;

Que a população procure serviços de saúde, especialmente hospitalares, somente em casos de agravamento dos sintomas evitando a superlotação do sistema de saúde e prejudicando o atendimento de casos mais graves.

Na reunião estiveram presentes o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Juiz Marcio Monteiro, o Presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Quadros de Moura, o Secretário Marco Costa, o Presidente da ACINT Marcos Petry, a Presidente do Conselho de Saúde Irmã Maria Helena Kumpfer e representantes de empresas.