A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de março de 2020 as 16:35 / Saúde

NOTA OFICIAL: Recomendações da Secretaria de Saúde a respeito do COVID-19

O COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

O surto do novo coronavírus (COVID-19) foi pauta na reunião do Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa com sua equipe de Governo na manhã de segunda-feira (16). Apesar do Município já possuir um plano de contingência elaborando antes da Expodireto Cotrijal, a Administração estuda medidas de prevenção para evitar um surto da doença em Não-Me-Toque.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

Apesar do número elevado de pessoas contaminadas e dos óbitos confirmados, a maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

No grupo de risco estão pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como asma, pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

A Administração Municipal publicou um Decreto no dia de hoje com recomendações para evitar o contágio com o COVID-19, já as equipes da Secretaria de Saúde estarão passando junto as Escolas do Município falando a respeito da prevenção e das formas de contagio que devem ser evitadas. Estabelecimentos comerciais também estão recebendo orientações.

Recomendações

Que as entidades associativas, recreativas, religiosas, esportivas e outras entidades da sociedade civil organizada, cancelem ou suspendam temporariamente, pelo período de 60 dias, eventos em que esteja prevista a aglomeração de pessoas ou concentração expressiva de público, especialmente em locais fechados. Caso não seja possível cancelar o evento, que seja realizado sem a presença de público;

Que as empresas do município, dentro de suas possibilidades, evitem ou cancelem a realização de viagens por funcionários e o recebimento de pessoas oriundas de países, estados ou municípios onde haja circulação do coronavírus – Covid-19, bem como evitem a realização de eventos ou reuniões em locais fechados com aglomeração de pessoas;

Que as empresas que tenham funcionários em viagem para áreas contaminadas, dentro ou fora do país, orientem estas pessoas a observar eventuais sintomas e notificar a Secretaria de Saúde caso necessário;

Que observe-se a disponibilização de locais para lavar as mãos com frequência, e dispenser com álcool em gel na concentração de 70%, toalhas de papel descartáveis. Ampliar a frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária;

Que todas as empresas e entidades do município adotem as medidas de higiene e etiqueta respiratória e orientem seus colaboradores neste sentido visando a prevenção quanto a disseminação do vírus, de acordo com orientação da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, especialmente:

– Lavar as mãos com frequencia ou utilizar alcool gel 70º;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca;

– cobrir o rosto ao espirrar ou tossir;

– suspender ou cancelar viagens;

– não compartilhar objetos de uso pessoal;

Que a população procure serviços de saúde, especialmente hospitalares, somente em casos de agravamento dos sintomas evitando a superlotação do sistema de saúde e prejudicando o atendimento de casos mais graves.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00