A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de março de 2020 as 08:23 / Saúde

Coronavírus chega ao RS, veja o que fazer para se prevenir

O coronavírus é uma infecção viral respiratória que já infectou mais de 102 mil pessoas em 94 países e territórios em cinco continentes desde o surgimento da doença, em dezembro passado. O surto começou na China, que já chegou a concentrar 99% dos casos e agora corresponde a 80% deles.

No Rio Grande do Sul, o primeiro foi caso confirmado em Campo Bom, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O paciente de 60 anos é um homem que apresentou sintomas após ter regressado da Itália. Além deste caso, o RS tem outros 112 pacientes sendo monitorados com suspeita de estarem infectados. O país registra 25 casos confirmados e monitora 663.

Conforme o Secretário Marco Costa, Não-Me-Toque possui um plano de contingência já elaborado, uma vez que sediou um evento internacional e que recebeu um olhar atencioso dos profissionais da Saúde que não identificaram nenhum visitante com sintomas da doença.

Formas de Transmissão

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, corrimão, apoios), seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas

O coronavírus apresenta sintomas típicos de uma infecção respiratória como febre, tosse e falta de ar, sendo como um quadro de infecção respiratória mais grave.

Como Prevenir

Os cuidados básicos são os mesmos para prevenir uma Gripe, evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias e realizar a higienização frequente das mãos.

  • Lavar as mãos com frequência é básico e é o que vem sendo apontado como mais eficaz. O uso de álcool gel também é recomendado
  • Não botar a mão na boca, no nariz ou nos olhos também evita levar o vírus para as mucosas do corpo, por onde ele também entra no organismo.
  • É fundamental usar lenço na hora que tossir ou espirrar e jogar aquele papel fora na hora;
  • Manter hábitos saudáveis para fortalecer a imunidade. Ou seja, dormir a quantidade de horas certas para a sua idade, alimentar-se bem, manter-se hidratado, fazer exercícios físicos regularmente e tentar reduzir o estresse;
  • E, claro, se você tem uma gripe, evite o contato com outras pessoas, mas principalmente com idosos. Isso pode abrir caminho, por exemplo, para uma infecção cruzada de dois vírus da gripe diferentes que, claro, vão sobrecarregar o sistema imunológico da pessoa.

Tomar chá quente mata o vírus? Evitar boca seca mata o vírus? NÃO. Essas dicas vêm sendo compartilhadas nas redes sociais e são falsas segundo infectologista.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00