03 de março de 2020 as 15:56 / 21ª Expodireto

Projeto Aquarius comemora 20 anos na Expodireto Cotrijal

Na tarde de terça-feira (3), foi realizada a solenidade comemorativa aos 20 anos do Projeto Aquarius e de lançamento da Segunda Edição do E-BOOK, livro digital do Congresso Sul-americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – APSUL AMÉRICA.

Foi no ano de 2000, o início do Projeto Aquarius. Pioneiro no sul do Brasil buscou em parceria com a Fazenda Anna e as empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Yara Fertilizantes e a Universidade Federal de Santa Maria validar a tecnologia de Agricultura de Precisão, moderna e eficaz ferramenta de gerenciamento da propriedade rural.

Desde então, se passaram 20 anos de história em pesquisa, ensino e inovação e com isso diversas ações técnicas, humanas e políticas foram alcançadas, como: a nomeação de Não-Me-Toque como a Capital da Agricultura de Precisão; a criação do Congresso APSul América em 2009 que teve sua 5º edição realizada no ano 2019; a criação do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão na UFSM em 2009, o primeiro e único o Brasil; a capacitação junto ao Senar/Farsul com mais de 1000 pessoas;a capacitação de centenas de alunos para o desenvolvimento de Projetos de AP em todo o Brasil; a expansão da AP nas cooperativas: Projeto Cyclus (2007) e APCoop (2007) e a criação do curso Técnico em Agricultura de Precisão (Colégio Politécnico da UFSM) no ano de 2019.

O Projeto também já contabiliza 18 participações na Expodireto Cotrijal; 75 Pós-Doutorados, Teses e Dissertações; 78 Artigos Publicados, + de 500 Resumos em Congressos e 9 Empresas de AP criadas por seus alunos e hoje conta como parceiras, além das citadas acima, as empresas: Drakkar, Pioneer Sementes e Fertiláqua.

Na solenidade, foi realizada uma homenagem às personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Projeto no decorrer de todos esses anos.

Lançado o 2º E-Book do Apsul América

As parcerias dedicadas ao desenvolvimento do agro, deu a Não-Me-Toque, não só o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”, mas o tornou palco de um dos maiores eventos voltado a Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, o APSUL AMÉRICA, que teve sua quinta edição, realizada em 2019, com o tema “AGRICULTURA DIGITAL: o produtor rural no centro das novas tecnologias”.

O evento é organizado bianualmente pela Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal. Dentre as diversas conquistas do Congresso, é foi lançado na mesma oporutnidade, a 2ª Edição do Livro Digital.

O Projeto Aquarius foi o marco inicial para que nosso Município se torna-se a Capital da Agricultura de Precisão, e com ele muitas conquistas e realizações vieram como citado acima. O Apsul América é uma delas, e hoje lançar seu segundo e-book com todo o conteúdo do congresso ficando a disposição gratuitamente para downloand mostra o comprometimento de Não-Me-Toque em propagar a pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento do campo”, enfatizou o Prefeito Pedro Paulo.

Presenças: Pedro Paulo Falcão da Rosa, Prefeito Municipal; Paulo Afonso Burmann, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria; Nei César Mânica, presidente da Cotrijal; Telmo Amado, Coordenador do Projeto Aquarius e Coordenador Técnico do 5º Apsul América; Teodora Lütkemeyer, Presidente do Apsul América e Presidente do Sindicato Rural de Não- Me-Toque; Everaldo Quadros de Moura, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Elmar Conrad, Vice-Presidente do Sistema Farsul; Fabrício Vieira Juntolli, Coordenador de Agricultura Digital e de Precisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Valmir Aita, Diretor do Colégio Politécnico da UFSM; Lúcio de Paula Amaral, organizador da 2º do E-book do Apsul América e Coordenador adjunto do Programa de pós graduação de Agricultura de Precisão.

Fotos: Ricardo Schwingel