03 de março de 2020 as 12:05 / 21ª Expodireto

Emater anuncia expectativa da produtividade no RS

Tradicionalmente, a EMATER apresenta durante a Expodireto Cotrijal a estimativa para a safra 2019/2020 e na terça-feira (3), o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa participou do café da manhã de apresentação dos números.

O diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, apresentou os dados coletados em todo o Estado, considerando a situação das lavouras até final de fevereiro deste ano de 2020. Segundo os números preliminares, as culturas de verão, especialmente milho e soja, sofreram grandes perdas em decorrência dos efeitos da estiagem. Com a confirmação desses números, mesmo com o resultado negativo na produção e produtividade das culturas, esta ainda será a quinta maior safra de verão da história do RS, com uma produção de 28,7 milhões de toneladas e um impacto econômico no valor bruto superior a R$ 32 bilhões.

Analisando cada cultura, as grandes perdas envolvem as safras do milho, grão e silagem, e da soja. A área de plantio do milho no Estado, considerando a estimativa inicial e a área atual, teve aumento de 1,5%. Porém, os reflexos da estiagem apontam uma redução superior a 20% na média de produção e na produtividade da cultura. A produção esperada para esta safra era de 5,9 milhões de toneladas e uma produtividade de 7,7 mil kg/ha, mas o cenário encontrado a partir do levantamento indica uma redução de 21% na produção (4,6 milhões de toneladas) e uma produtividade média de 5,9 mil kg/ha (redução de 22,3%).

No milho silagem não foi diferente, a redução da produção e da produtividade também foi de cerca de 20%. A expectativa de produção inicial era de 12,5 milhões de toneladas e a estimativa atual é de 9,9 milhões de toneladas, uma redução de 20,7%. Em comparativo com a safra passada (2018/19), a cultura do milho reduziu 18% da sua produção (em torno de um milhão de toneladas a menos).

A soja também apresentou resultados negativos na estimativa da safra de verão. Entre a expectativa inicial e a estimativa atual, a redução na produção foi de 16,2%, nos mais de 5,9 milhões de hectares plantados. Dos esperados 19,7 milhões de toneladas, a cultura deverá encerrar a safra com uma produção aproximada de 16,5 milhões de toneladas. Em comparação com a safra passada (2018/19), a cultura apresenta redução de 10% na produção.

Os efeitos da estiagem também afetaram as demais culturas de verão, como o feijão e o arroz. Em comparação com a expectativa inicial e a estimativa atual, a cultura sofreu uma queda de 7,4% na produtividade e uma redução de 8,7% na produção. Os resultados da safra do arroz também foram negativos no Estado. A cultura sofreu uma redução de 1,8% na área plantada (são 944 mil hectares de área plantada atualmente) e, consequentemente, uma queda na produção de 1,5% (110 mil toneladas a menos do que expectativa inicial, que era de 7,5 milhões de toneladas).

Diferente da crescente produção nas últimas três safras (2017/2018/2019), que encerraram com saldo positivo, a safra das culturas de verão 2019/2020 deve finalizar com uma produção de 28,7 milhões de toneladas, ainda assim será a quinta maior safra de verão da história do RS e gerará um impacto no valor bruto superior a R$ 32 bilhões na economia gaúcha.

Estiveram prestigiando o evento o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Covatti Filho, o Presidente da Emater/RS Geraldo Sandri, o Presidente da Cotrijal e da Expodireto Nei César Mânica, o Vice-Presidente da Cotrijal Enio Schroeder, representantes de Sindicatos, imprensa e demais convidados.

O Prefeito Pedro Paulo ressaltou a parceria existente entre a Emater e a Administração. “Temos uma parceria de longa data com a Emater e graças a ela podemos oferecer a nossos produtores capacitações e cursos que auxiliam no seu crescimento pessoal”, disse o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS