10 de fevereiro de 2020 as 16:15 / Educação

Nova Ciranda da Alegria abre suas portas

Educandário foi inaugurado e alunos já iniciarão ano letivo 2020 em sua nova escola.

A Administração através da Secretaria de Educação entregou à comunidade de Não-Me-Toque as novas instalações da Escola de Ensino Infantil (EMEI) Ciranda da Alegria na manhã desta segunda-feira, 10, durante uma cerimônia que contou com a presença do Senador Luis Carlos Heinze (PP) que fez a destinação de R$ 250 mil reais para construção. Outro aporte de recursos foi realizado pela então Senadora Ana Amélia Lemos (PP) também no valor de R$ 250 mil.

A EMEI Ciranda da Alegria

A nova estrutura dispõe de 1.510,23m² de área com 10 Salas de aula, Sala multiuso, solários, refeitório, lactário, sanitários adaptados e acessíveis, sala de professores, secretaria, administração, depósitos, lavanderia, cozinha, vestiários, dispensa, pátio coberto, toda a área cercada com recursos próprios. O investimento total é de R$ 2.108.669,82, sendo destes R$ 1.768.013,84 recursos Federais, nos quais 500 mil são provenientes das emendas do Senador Luis Carlos Heinze e da então Senadora Ana Amélia Lemos e R$ 340.655,98 de recursos próprios.

Para a Secretária Eli Donatti, a inauguração da sede própria da EMEI Ciranda da Alegria foi é um marco na história da educação infantil do município e inicia um novo capítulo na história da escola. Conforme a Secretária a escola foi planejada e construída com muito carinho por toda equipe, uma vez que passa a ser a casa própria da EMEI Ciranda da Alegria, que até então estava alocada em um espaço alugado.

“Estas novas instalações são privilegiadas com um espaço amplo, planejado com toda acessibilidade e preparada para atender as necessidades básicas dos alunos contribuindo para o desenvolvimento infantil e ampliando as vagas na Educação. Fico com a certeza que muita aprendizagem e saber serão construídos aqui com os alunos que sem dúvida ficarão encantados com a sua nova escola” enfatizou a Secretária Eli.

Com a nova estrutura a EMEI poderá aproximadamente 150 alunos, em turnos de tempo parcial e tempo integral. Assim, oferecemos atendimento de Berçário 1, 2 e 3, Maternal 1, 2, 3, 4 e passará a oferecer Jardim A, em turno integral com quatro refeições diárias mantendo a filosofia: “Cuidar e educar, oportunizando que a criança, através da ludicidade construa conhecimentos e seja sujeito de sua própria história”. O atendimento na E.M.E.I. será realizado por nove professoras, oito monitoras, cinco estagiárias, cinco auxiliares de serviços gerais e uma cozinheira.

O Senador Luis Carlos Heinze em sua fala disse “Um grande prazer estar aqui prestigiando a inauguração desta EMEI, afinal isso não acontece todos os dias, entregar uma estrutura como essa a toda comunidade Não-Me-Toquense! Através de um trabalho intenso de muitas mãos, conseguimos este grande feito, proporcionar a estas crianças a oportunidade de estudarem em uma escola de primeiro mundo” comentou o Senador Luis Carlos Heinze.

Pedro Paulo agradeceu o apoio do Senador Luis Carlos Heinze e da Senadora Ana Amélia Lemos que esteve visitando as instalações da EMEI na sexta-feira, uma vez que graças as emendas, recursos próprios e apoio junto ao FNDE foi possível fazer este investimento que beneficiará a todos, desde os professores, monitores, colaboradores e principalmente os alunos que irão usufruir deste espaço.

O Prefeito ainda destacou a satisfação da Administração em promover momentos como estes relembrando que encerrou o ano de 2019 realizando o sonho da casa própria para 78 famílias e iniciou 2020 inaugurando uma nova Escola de Educação Infantil preparada para oferecer o que há de melhor para seus alunos.

“Estamos diante da Escola Ciranda da Alegria, que abrirá suas portas no ano letivo de 2020 para atender aproximadamente 150 alunos, de 0 a 4 anos, sendo parte deles em turno integral, graças ao esforço da Administração e Secretaria de Educação, que se preocupam com o bem estar da criança, além do aprendizado e da qualidade da educação” enfatizou o Prefeito Pedro Paulo

Presenças: Prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa, Senador Luis Carlos Heinze, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Everaldo Quadros de Moura e demais Vereadores, Secretária Municipal de Educação Eli Terezinha Xavier Donatti, Presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno da Silva, Presidente do Conselho Escolar Maide Cassel, Diretora da EMEI Ciranda da Alegria e Presidente do FUNDEB Marilúcia Eckstein Lamb, Presidente do CPM da EMEI Ciranda da Alegria Elisiane de Vargas, Ex-prefeitos Armando Carlos Roos, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, Antonio Vicente Piva, Johannes Arnoldus Maria van Riel, Presidente do CAE Elisandra Vanessa de Almeida dos Santos, Arquiteta Vanderlete Fries, responsável técnica pela obra, Presidente da APMN, Sra. Terezinha Brisola, Darci da Silva, doador do terreno, diretores das demais Escolas do Município e imprensa

Fotos: Helaine Zart/Jornal A FOLHA