A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de fevereiro de 2020 as 09:59 / Agricultura e Meio Ambiente

Terrenos Baldios: Faça sua parte para uma cidade limpa e organizada

Terrenos baldios sem o cumprimento da função social da propriedade são problemas de várias cidades brasileiras. Além de serem ocupados com lixos e capoeira, também servem de abrigo para animais peçonhentos e ajudam na proliferação de insetos (entre eles o mosquito Aedes aegypti).

A responsabilidade pela limpeza dos terrenos e construção e manutenção da calçada é dos proprietários. Mas alguns donos preferem simplesmente ignorar o fato de que podem estar colocando em risco a integridade de outras pessoas. O descaso dos proprietários com estes lotes faz com que todo o investimento feito para a manutenção da limpeza pública e ao embelezamento da cidade seja em vão. Para piorar a situação em alguns casos os moradores da redondeza resolvem oficializar alguns desses terrenos como lugar adequado para jogar lixo e entulhos.

Ao contrário do que muitos pensam, a Administração Municipal é responsável pela roçada e limpeza dos canteiros centrais das avenidas, praças e áreas públicas e não pode prestar serviço para terceiros. Ou seja, proprietários de terrenos baldios devem manter seus lotes limpos conforme o código de Posturas do Município: Título III – Da Higiene Pública, Capítulo III, Art 94 – Os proprietários ou inquilinos, têm a obrigação de manter livres de macegas, matos, inços, resíduos, entulhos, água parada e outros dejetos os seus quintais, pátios, terrenos e edificações, a fim de evitar a proliferação de insetos, ratos e outros animais nocivos a saúde da população

A Administração Municipal através do Departamento de Meio Ambiente, já notificou mais de 100 lotes baldios e inçados para que os proprietários tomem as devidas providências dentro do prazo máximo de 15 dias. Caso os responsáveis não façam nada a respeito, fato a ser confirmado em nova vistoria, os mesmos estarão sujeitos a multas conforme previsto no código de condutas.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00