27 de janeiro de 2020 as 14:26 / Saúde

Série de reuniões marca início do ano na Saúde

A pasta da Secretaria de Saúde começou o ano com reuniões de planejamento.

No dia 14 de janeiro foi realizada a primeira reunião da Comissão Intergestores Regional em Passo Fundo na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Na pauta esteve a apresentação do novo coordenador regional de saúde Marcelo Pacheco e a formação de grupo de trabalho visando elucidar a regulação de consultas e exames nas regiões de saúde abrangidas pela coordenadoria. Conforme Marco os Municípios querem saber como está sendo distribuída a cota de cada município

Já nos dias 15 e 16 de Janeiro o Secretário Marco participou de reuniões em Porto Alegre, da secretaria técnica e primeira reunião da comissão Itergestores Bipartite, com técnicos da Secretaria Estadual. Marco também se fez presente na primeira assembleia do COSEMS, o Conselho de Secretários do RS.

Conforme Marco, os principais Assuntos na pauta foram a nova campanha de cirurgias eletivas no RS, onde serão aportados 13 milhões nos hospitais prestadores deste serviço. O critério para distribuição do recurso será a produção de cada hospital. Nestes dois dias de reunião foram também anunciados repasse de recurso extra aos hospitais. Não-Me-Toque será contemplado com R$ 25.113 para o Hospital Alto Jacuí e R$ 7.994 para o Hospital Notre Dame Santa Julia Billiart.

Em 23 de janeiro Marco participou da reunião da micro regional em Carazinho com a participação dos sete municípios que a compõem. Em discussão esteve a referência para traumatologia e a recomposição do teto financeiro de média e alta complexidade (Teto MAC) de Carazinho para conseguir suprir as demandas dos municípios da região.  Marco explica que uma agenda será realizada em Porto Alegre com a Secretaria de Saúde com objetivo de agilizar processo administrativo represado na Secretaria Estadual de Saúde.

“Foram reuniões de planejamento com demais gestores de saúde para que possamos falar a mesma língua e reivindicar melhorias na oferta de consultas, especialidades e atendimento a nossa população afim de qualificar o atendimento prestado”, comenta o Secretário Marco.