14 de janeiro de 2020 as 11:29 / Agricultura e Meio Ambiente, Gabinete

Reunião com Defesa Civil busca orientações sobre a decretação de situação de emergência no município.

O Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Quadros de Moura, o Coordenador de Defesa Civil do Município Pedro Paulo Nienow e o oficial administrativo e integrante da Defesa Civil do Município Martin Eduardo von Fruhauf, reuniram-se no gabinete do Prefeito com a Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil, Tenente Daisson da Silva e o Soldado Gilmar Rosa, com a finalidade de como a defesa civil estadual está orientando os municípios na decretação de situação de emergência devido à estiagem que atinge a região.

Conforme o andamento da reunião foi apresentado a preocupação do município, principalmente na área rural onde ocorreram grandes perdas principalmente nas lavouras de milho, soja e pastagem e também na produção de leite. Foi relatado que a defesa civil municipal já está realizando vistorias e fazendo levantamentos, os quais serão registrados no sistema S2ID como forma de estatística.

Ainda na sexta-feira (10), foi realizada uma reunião com o conselho municipal agropecuário, juntamente com a Emater onde foram apresentados demonstrativos técnicos e levantamentos que demonstraram a situação das cultura atingidas pela estiagem.

Em relação a decretação de situação de emergência, como neste caso de estiagem ser um evento gradual, a orientação tanto do estado como do município é a de aguardar até o final do mês de janeiro, onde pode ser feito uma melhor avaliação sobre as lavouras de soja do município que no momento estão em fase inicial de desenvolvimento, onde assim, esses números prolongando a situação de estiagem poderão ser maiores, favorecendo a homologação de situação de emergência pelo estado.