A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de dezembro de 2019 as 09:32 / Saúde

UBS adotam Faltômetro para chamar a atenção dos Usuários

O sistema de agendamento é uma medida implantada pela Secretaria de Saúde para agilizar os atendimentos da população. Deste modo, a população tem hora e data marcada para comparecer na unidade de saúde, porém o número de faltas nestas consultas agendadas vem causando prejuízos ao sistema de saúde pública.

Tendo como base os 939 agendamentos feitos junto ao Posto Central de Janeiro a Abril em consultas médicas, pediatria e atendimentos de enfermagem, o índice de faltas chega a 26,73%, sendo que deste dado, 156 faltas são junto a Pediatria. As UBS dos Bairros também tem números elevados de faltas, como é o caso da UBS do Bairro Jardim que tem ausências em 30,61% dos agendamentos para Exames Preventivos. No Bairro Santo Antônio, as ausências em consultas alcançam 21,20%.

Os números são altos quando se pensa nos recursos públicos, profissionais e materiais, destinados a uma atividade que não acontece, mas o prejuízo é maior considerando que o horário vago pela ausência de um paciente poderia ter sido usado por outro que necessita do atendimento.

Afim de chamar a atenção dos usuários a respeito deste número elevado de faltas, a Secretaria de Saúde implantou em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) o faltômetro, que é um quadro onde ficam expostas a quantidade de faltas em cada especialidade oferecida pela UBS, para que a população possa visualizar o número de pacientes que agendam sua consulta e não comparecem. A implantação do Faltômetro deu-se por experiências de outros Municípios e também por uma indicação do Vereador Charles Morais.

“Esperar semanas, meses é uma situação em que muitos pacientes encontram-se, o maior problema não é desistir da consulta ou do exame, e sim não avisar com antecedência para que se possa remarcar o atendimento” comenta o Secretário Marco Costa.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00