21 de novembro de 2019 as 19:22 / Saúde

Combate ao Aedes Aegypti é intensificado nas Escolas

A equipe de combate a endemias da Secretaria de Saúde durante todo ano trabalha no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças dengue, chikungunya e vírus da Zika. Com a chegada do verão este trabalho precisa ser intensificado, uma vez que é no clima quente que o inseto fica mais ativo e tem sua reprodução acelerada.

Diante do grave problema de saúde pública causado pelo mosquito, não podemos deixar nossas crianças desinformadas, sendo assim a equipe criou o projeto “Caçador de Mosquito da Dengue”, que tem por objetivo levar informação sobre a Dengue e seu transmissor para dentro da sala de aula conscientizando e tornando nossos alunos capazes de agir diante desse problema.

“Para que nossos alunos entendam a importância de lutar contra o Aedes aegypti, devemos informá-los sobre todas as doenças que o mosquito transmite e principalmente como o mosquito se reproduz para que esses criadouros sejam evitados e eliminados combatendo assim a proliferação dos insetos”, explica o Secretário Marco Costa.

Assim, através de vídeos e uma conversa com os alunos, os agentes de forma clara tiram dúvidas e alertam sobre os principais cuidados que deve se ter em casa para que focos do mosquito não apareçam. No projeto, os alunos também acompanham os agentes em uma vistoria junto as casas nas proximidades da escola para que possam identificar em situações reais possíveis criadouros e assim elimina-los.

Os alunos da EMEF Valdomiro Graciano participaram da ação na terça-feira (19). O mesmo será desenvolvido em todas as Escolas Municipais no decorrer dos próximos dias.