12 de novembro de 2019 as 16:10 / Administração e Planejamento

Assinado Convênio para limpeza de Fossas entre Administração e Corsan

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto. O dado consta no Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério das Cidades. Não-Me-Toque é mais um dos inúmeros municípios brasileiros a enfrentar problemas com esgotamento sanitário, que traz além dos prejuízos para o desenvolvimento problemas a comunidade, seja na questão de odores quanto em gastos.

Sabendo de tal situação, a Administração buscou incansavelmente junto a Companhia Rio Grandense de Saneamento (CORSAN), responsável pela prestação de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário maneiras para solucionar a limpeza de fossas dos munícipes.

Assim, após muitas tratativas, reuniões e planejamento a Administração de Não-Me-Toque e a Corsan firmaram na manhã de terça-feira (12), na Sede da Corsan em Porto Alegre o convênio para o destino final dos lodos oriundos das fossas sépticas do Município.

Dois tanques de 20 mil litros cada já foram adquiridos pela Administração que fará a instalação e dos mesmos em área cedida e licenciada pelo Município. Com isso, a diminuição do custo total do serviço ao usuário se dará pela divisão do custo do deslocamento até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Passo Fundo (130km ida e volta). Esse custo será dividido conforme a quantidade de material recolhido da fossa do solicitante.

O convênio foi firmado pelo Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e pelo Diretor de Inovação e Sustentabilidade Jean Carlo Flores Bordin. Estiveram presentes no ato o Diretor de Operações André Beltrão Finamor, a Secretária de Administração e Planejamento Noeli Machry, a Assessora Jurídica Patria Huppes e os Vereadores Charles Morais, Claudio Trentin e Paulo Rodrigues.

O Prefeito Pedro Paulo mostrou-se satisfeito com convênio assinado que traz uma solução até que o a problemática do esgotamento sanitário tenha uma desfecho definitivo. “Temos que reconhecer aqui o esforço conjunto para esta solução, pois graças união da Administração Municipal, Vereadores e a Corsan foi viabilizado este convenio”, comenta o Prefeito.