A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de outubro de 2019 as 09:50 / Agricultura e Meio Ambiente, Habitação

Sustentabilidade Ambiental é trabalhada com famílias do Roos III

Na noite de quinta-feira (24) reuniram-se as famílias moradoras do Núcleo Habitacional Roos III em mais uma das ações previstas pelo Projeto de Trabalho Social, coordenado pela Assistente Social Vivian Vanzin.

A atividade foi conduzida pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, composta pelo Engenheiro Florestal Cassio Henrique Crestani, pelo Fiscal Ambiental Roberto Reichert Barboza e pela formanda em Engenharia Ambiental Djuliane da Motta.

Com o objetivo de informar sobre a coleta seletiva de lixo, bem como os benefícios e a forma como será operada no Município, a equipe trouxe para o grupo a proposta de implantação do sistema de Compostagem Caseira, no sistema de “vermicompostagem”, ou seja, processo de transformação biológica dos resíduos em húmus, ou adubo orgânico, em que as minhocas atuam como aceleradores do processo de compostagem. O do produto gerado pela compostagem doméstica, tem se mostrado uma forma eficiente, relativamente barata e sustentável para a melhora da qualidade e fertilidade do solo, sendo essencial para a manutenção da vida na forma como a conhecemos. A compostagem caseira é um rico ecossistema higiênico que ajuda a reduzir o lixo e emissões de gases do efeito estufa.

Roberto destacou ainda que de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade da produção de lixo proveniente das casas brasileiras poderia ser evitada e transformada em adubo se todos fizessem compostagem doméstica. Seria possível economizar muito espaço nos aterro, além de gerar uma significativa economia aos Munícipes.

Cassio e Djuliane reforçaram que adquirir/construir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável. As famílias foram convidadas para um próximo momento realizar uma oficina para a construção de sua própria composteira.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir