A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de outubro de 2019 as 15:36 / Agricultura e Meio Ambiente

Administração fará a limpeza de 65 pontos de Lixo irregular

Depósitos de Lixo irregular causam não somente prejuízos ao Ambiente, mas também diretamente aos munícipes uma vez que os gastos com a limpeza dos mesmos sai dos cofres públicos.

A pedido do Presidente da Câmara de Vereadores em exercício do cargo de Prefeito Carlos Alberto Bacher, o Departamento de Meio Ambiente realizou o mapeamento dos pontos de descarte irregular de lixo em todo o perímetro do Município, totalizando 64 pontos.

Após elaboração de relatório a empresa Santina Fantoni Hoscheidt – ME (Reciclagem Pai e Filho) foi contratada para recolher o material desses pontos, fazer a triagem e encaminhar para reciclagem os materiais que são reaproveitáveis e para aterro licenciado os demais materiais.

Ordem de serviço para execução da limpeza foi assinada na sexta-feira

A assinatura da ordem de serviço para o recolhimento dos materiais foi feito pelo Presidente da Câmara de Vereadores em exercício do cargo de Prefeito Carlos Alberto Bacher na tarde de sexta-feira (25). A empresa realizará o recolhimento neste próximo sábado, 26 de Outubro.

Novamente foram encontrados nestes “mini-lixões” diversos resíduos como plástico, papel, vidro e roupas que são coletados pelo serviço municipal de coleta de lixo, além de entulhos de grande porte como alguns eletroeletrônicos, sofás e móveis, os quais são recolhidos em campanhas específicas.

Faça sua parte, cuidar da Cidade é um dever de todos!

Em Não-Me-Toque o recolhimento de lixo acontece de segunda a sábado, com a Coleta Seletiva! Faze-la é muito fácil, basta duas lixeiras para separar o lixo seco do resíduo orgânico.

Lixo Seco: Papeis diversos (livros, revistas etc), cartolina, papelão, embalagens pet, plásticos, embalagens “Tetra Pak” (leite, sucos etc), restos de metais (latas), isopor em pequena quantidade, vidros (preferencialmente devem ser entregues à lugares especializados na sua destinação).

O recolhimento do lixo seco é feito nas Terças e Sextas-Feiras

Orgânico: Restos de comida, cascas de frutas, erva-mate, papel de banheiro, fraldas descartáveis, etc.

O recolhimento do lixo orgânico é feito nas segundas, quartas, quintas-feiras e sábados.

Como posso descartar outros materiais?  

O procedimento correto para destinação de alguns dos materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta municipal do lixo, como:

Sofás: podem ser descaracterizados, a espuma e o tecido acondicionados em sacolas plásticas que serão recolhidas pelo caminhão do lixo. A madeira pode ser cortada e utilizada em fogão à lenha.

Colchões: podem ser descaracterizados e ensacados para recolhimento pelo caminhão do lixo ou entregues para empresa especializada.

Lixo eletroeletrônico: guardar em casa até a realização da campanha de coleta e destinação, realizada anualmente pela prefeitura no mês de junho.

Latas de tinta, solventes e afins: após vazias podem ser encaminhadas para reciclagem por serem constituídas de metal.

Embalagens de óleo e lubrificantes; embalagens de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes; pilhas e baterias: entregar no local de compra ou a uma empresa especializada no recebimento desses resíduos.

Pneus: as empresas que vendem devem receber o produto após o uso e enviar para empresa especializada.

Óleo de cozinha: entregar em ponto de coleta (Mercado da Cotrijal, EMEF Santo Antônio, EMEF Waldomiro Graciano, EMEF Nossa Senhora de Lourdes e CORSAN).

Materiais de construção inertes e restos de árvores: até 1 metro cúbico a prefeitura recolhe conforme o cronograma de coleta. Acima dessa quantidade deverá ser contratada empresa especializada para o recolhimento e destinação.

Quem for flagrado queimando ou depositando lixo em local inadequado está sujeito a multas e outras penalizações, conforme a Lei dos Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto Federal 6514/2008.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00