A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de outubro de 2019 as 15:09 / Saúde

Secretaria de Saúde oferta Grupo de Apoio ao Tabagista

O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), sob orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em Não-Me-Toque os grupos de apoio são ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde gratuitamente para quem deseja parar de fumar.

Explicando o Vício

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada, produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. Quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento; portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro.

O grupo de apoio acontece durante 4 encontros semanais, e posteriormente um encontro de manutenção. Nesse período de aproximadamente 1 hora você terá apoio e poderá tirar suas dúvidas sobre a dependência ao cigarro e formas para combater e eliminar o vício. Os participantes do grupo passarão por avaliação médica periódica para obtenção (caso necessário) de medicação a ser utilizada. Para isso o PNCT disponibiliza adesivos de nicotina e o medicamento Bupropiona, efetivos no auxílio do controle do tabagismo.

IMPORTANTE! A peça fundamental para o sucesso é SUA VONTADE em parar de fumar. Esteja disposto a enfrentar seu vício, pois só assim conseguiremos lhe ajudar.

Sobre as Inscrições

As inscrições iniciam no dia 21 de Outubro de 2019 na Unidade Básica de Apoio (ao lado da Delegacia) e encerram assim que preenchidas as vagas disponíveis; os interessados devem trazer seu cartão SUS.

O grupo terá início em 07 de Novembro de 2019 (quinta-feira) às 18:00 na UBS Central.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir