14 de outubro de 2019 as 08:26 / Saúde

Outubro o mês Outubro Rosa

A campanha que atua promovendo informações sobre a prevenção do câncer de mama e alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, Outubro Rosa, está intensa em Não-Me-Toque.

Coordenada pela Associação Amigos da Vida e pela Secretaria Municipal da Saúde, a programação abriu no dia 3 de outubro, com celebração de culto ecumênico na Igreja Matriz Cristo Rei. Frei Laerte Rei e os pastores Fábio Staggemeier (IECLB) e Alex Ziemann (IELB), conduziram a celebração que fortaleceu a fé de quem enfrenta a doença, agradeceu a saúde e pregou a solidariedade.

Em nome da diretoria dos Amigos da Vida, falou a vice-presidente, Délci Wassen, que ressaltou o trabalho voluntário que promove ações na divulgação da importância dos exames preventivos para antecipar o tratamento da doença, e a trajetória vitoriosa de mulheres que venceram o câncer de mama.

– Estamos unidas, Associação Amigos da Vida, Secretaria Municipal da Saúde, empresas e instituições apoiadoras desta causa. Tudo para reduzir o índice de diagnóstico em estado avançado, mas, especialmente, para que homens e mulheres cuidem da sua saúde adotando hábitos de boa alimentação, prática de atividade física, dosagem entre trabalho, descanso e lazer – afirmou.

O secretário da Saúde Marco Costa falou para o público da celebração de abertura chamando atenção para os altos índices de câncer que acometem a população de Não-Me-Toque, duas vezes acima da média do estado.

– A prevenção passa por revermos hábitos ou práticas que podem estar afetando com tanta intensidade a saúde da nossa população. Precisamos rever alguns hábitos que a vida moderna nos legou – alertou.

Sobre o câncer de próstata, o secretário relatou as dificuldades de abordagem com o público masculino, devido a cultura e ao preconceito, mas a estatística mostra um crescimento na procura dos exames preventivos. Alertou, ainda, que em Não-Me-Toque já existem três ocorrências de câncer de mama em homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

De acordo com um estudo publicado pela Nature em 2018, 12% das mortes causadas pelo câncer de mama feminino no Brasil poderiam ser evitadas com a prática regular de atividades físicas.

O prefeito Pedro Paulo Elogiou o trabalho dos Amigos da Vida e da equipe da Secretaria da Saúde.

– Quem passa pela doença precisa de apoio da família e dos amigos. O poder público coloca todo seu sistema para ajudar na busca do diagnóstico e do tratamento eficaz e estamos prontos para dar suporte a todas as ações em favor da vida e da saúde – afirmou.

A celebração teve ainda um momento de emoção com o depoimento de Cedoni Marques, que foi diagnosticada com câncer de mama em agosto de 2018 e finalizou o tratamento.

– Não é fácil receber o diagnóstico. Eu encontrei muita força dentro de mim para lutar e felizmente contei com o apoio da minha família que é maravilhosa – relatou. Hoje, voluntária no Amigos da Vida, Cedoni aguarda a cirurgia plástica de reconstituição da mama, agendada para novembro. Todo o tratamento foi realizado pelo SUS, a partir do sistema municipal de saúde.

Associação Amigos da Vida

Mantém-se ativa durante todo o ano. Tem uma sala que funciona junto ao Antigo Posto de Saúde Central, onde atende todas às quartas-feiras, das 15 às 17 horas. Mantém uma banca de perucas e custeia a orientação psicológica em grupo para quem se trata do câncer ou já passou pelo tratamento. Realiza visitas de apoio e apoio, já reformou e equipou um quarto para internação de pacenetes do SUS que tratam do câncer no Hospital Beneficência Alto Jacuí, fez a doação de um projetor Datashow para o Hospital Notre Dame, faz a doação de chá e café semanal para a sala de espera da quimioterapia do Hospital Caridade de Carazinho.

Também confecciona e doa almofadas de braço para mulheres mastectomizadas, entre outras ações.

Texto e fotos Helaine Zart/A Folha e divulgação Amigos da Vida

UBS Santo Antônio