09 de outubro de 2019 as 08:07 / Educação

Presidente do Conselho Municipal de Educação é homenageado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, o professor Darci Bueno da Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Não-Me-Toque participou de X Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS – UNCME-RS, que se realizou no Anfiteatro Padre Werner da UNISINOS em São Leopoldo/RS. A temática central do evento foi “Memorial dos Conselhos Municipais de Educação do RS frente aos desafios das novas Políticas Públicas Educacionais”, na oportunidade também foi escolhida a nova diretoria da UNCME/RS para o mandato de 2020/2021.

Com a presença de conselheiros municipais de educação, dirigentes municipais de educação e professores, totalizando mais de 300 participantes, foram trabalhados os seguintes temas:

• Fortalecimento dos CMEs diante do diagnóstico dos Conselhos de Educação
  • Planejamento pedagógico na perspectiva das competências: desafios teóricos e metodológicos
  • Os novos Currículos e a transformação da prática pedagógica

Neste encontro e no momento UNCME/RS, foram homenageados os ex-Coordenadores da entidade e houve o Lançamento Oficial de uma Galeria Virtual dos Ex-Coordenadores. Um dos homenageados foi o Presidente do CME, Prof. Darci Bueno da Silva, que coordenou a UNCME/RS na gestão 2005-2006.

Prof. Darci, dedica esta homenagem à todos que o apoiaram: as Administrações Municipais, aos ex-Prefeitos, Secretárias de Educação da gestão atual e das passadas, mas especialmente ao Conselho de Educação de Não-Me-Toque, pois acredita que esta reconhecimento só foi possível com apoio de todos os envolvidos na construção da Política Educacional do Município.

“Foi um período de intensos debates e discussões quanto a organização dos Sistemas Municipais de Ensino e a reorganização do CME, bem como financiamento da Educação, já que estava finalizando o período de validade da Lei do FUNDEF, havendo a necessidade de se discutir um novo formato de financiamento para educação que abrangesse todo a educação básica.  Na nossa gestão descentralizamos a realização dos Encontros Estaduais da UNCME/RS, que até então aconteciam somente na grande Porto Alegre, como também, em parceria com MEC, através do Programa Pró-Conselho, intensificamos a formação de conselheiros através das regionais. Procuramos também a aproximação com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de capacitar os conselheiros quanto ao seu papel fiscalizador dos recursos públicos da educação. Muito da minha formação pessoal e qualificação profissional se deu a partir do convívio com a realidade dos Conselhos Municipais de Educação”, declarou professor Darci Bueno.