04 de outubro de 2019 as 08:15 / Administração e Planejamento

Prefeito viaja a Porto Alegre para avançar assuntos de Interesse Público

Investimentos no interior, solução para limpeza de fossas e Investimentos em infraestrutura estiveram pautados.

Na terça e quarta-feira, o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa acompanhado da Secretária de Obras Genisse Schiochet e da Assessora Jurídica Patricia Huppes esteve em Porto Alegre tratando de assuntos do interesse municipal.

Investimentos nas comunidades do interior

Dentre as pautas desta viagem, investimentos nas comunidades do interior voltados a distribuição de água foram tratados junto a Secretaria de Agricultura, Fepam e no Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento DERER/SOP.

Junto a Secretaria de Agricultura com o Secretário de Gabinete Erli Teixeira Pedro Paulo tratou a respeito de uma solicitação trazida pelo munícipe Douglas Alberton para a perfuração deu poço artesiano junto à comunidade de São José do Centro. A solicitação agora será incluída no cronograma de ações da Secretaria.

Já junto a Fepam a pauta tratada foi a respeito da Outorga de 12 poços artesianos. A Administração aguarda o retorno dos orçamentos para executar parte destes poços ainda no exercício 2019.

No Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento DERER/SOP, o assunto foi voltado a busca de recursos para construção de redes de água no interior, nas comunidades de Bom Sucesso e Linha Gramado que beneficiarão em torno de 20 famílias.

Corsan e Município chegam em acordo para uma Solução da Limpeza de Fossas

Em reunião junto a sede da Corsan com o Diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade Jean Carlo Flores Bordin e com o superintendente regional João Batista Corim da Rosa foi tratada a proposta apresentada pela Administração Municipal afim de diminuir o custo do recolhimento do lodo proveniente das fossas sépticas e poços negros do município.

A proposta foi aceita pela concessionária e conforme o superintendente Corim que na quinta-feira (3) esteve em Não-Me-Toque a proposta já está junto ao Departamento Jurídico da Corsan sendo analisada para que o convênio seja firmado.

A Base de operações de resíduo e esgotamento sanitário será instalada em terreno cedido pelo Município que também fará a aquisição de tanques para o depósito provisório do lodo coletado que posteriormente será levado a estação de tratamento própria da Corsan. Tal medida acarretará na diminuição de custos, uma vez que haverá um deslocamento menor do caminhão que leva o material para a estação de tratamento.

Mais investimentos em Infraestrutura

No Badesul o Prefeito fez a entrega de documentação para liberação definitiva dos R$ 3.237.000,00 para investimentos em pavimentação.

Os investimentos abrangem um total de 23 ruas localizadas nos Bairros Industrial, Solano, Ipiranga, Iores, Jardim, Alfredo Alzírio Roos, Vila Nova, Centro e Boa Vista, destas 6 sendo com pavimentação asfáltica em CBUQ e 17 com paralelepípedos. Tal projeto prevê ainda a microdrenagem e a sinalização das vias.

Defesa Civil

Entre as agendas ainda estiveram uma reunião junto a Defesa Civil do Estado na qual a Administração solicitou que o Estado intervenha junto a Defesa Civil Nacional para agilizar a liberação dos recursos já confirmados para a construção da nova ponte em concreto da localidade de Posse São Miguel.

Afim de solucionar paliativamente o problema enquanto aguarda os recursos as Administrações de Não-Me-Toque e Colorado construíram uma estrutura provisória. O projeto para construção da ponte com 12,5 metros de extensão por 7 metros de largura, em concreto armado (vigas e cimento), foi aprovado no início do ano e aguarda liberação dos recursos desde o mês de abril.

Encerrando a série de compromissos, o Prefeito ainda esteve junto ao Tribunal de Contas esclarecendo dúvidas a respeito do ITBI e ITR.