A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
03 de outubro de 2019 as 08:08 / Agricultura e Meio Ambiente

Palestras abordam Temática da Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas

Nos dias 24 e 25 de setembro, os representantes da empresa Novo Mundo, Josué Rizzotto e a Kéli Cristina, acompanhados do fiscal Roberto Reichert Barboza do Departamento de Meio Ambiente realizaram palestras nas escolas estaduais, particulares e municipais sobre a coleta seletiva do lixo que foi retomada em Não-Me-Toque desde 01 de Outubro.

Os temas tratados afim de orientar as crianças e adolescentes a entenderem a importância de realizar nas suas casas, junto a seus familiares, amigos, vizinhos a separação do lixo seco e molhado. Após essa orientação, que deverá se tornar prática regular no município, os estudantes exercerão a função de multiplicadores do conhecimento adquirido para as demais pessoas da sociedade. Nessa oportunidade, foram distribuídos imãs de geladeira para os alunos, para que estes sejam entregues aos seus familiares como forma de lembrete aos dias da coleta:

RECICLÁVEL (SECO): TERÇAS E SEXTAS

ORGÂNICO (MOLHADO): SEGUNDAS, QUARTAS, QUINTAS E SÁBADOS

A novidade a partir de 01 de outubro, além da coleta ser seletiva e em dias distintos, também haverá um dia de acréscimo no itinerário, ou seja, haverá coleta aos sábados. Abaixo citamos alguns materiais que compõem cada tipo de lixo:

RECICLÁVEL (SECO): Papeis diversos (livros, revistas etc), cartolina, papelão, embalagens pet, plásticos, embalagens “Tetra Pak” (leite, sucos etc), restos de metais (latas), isopor em pequena quantidade, vidros (preferencialmente devem ser entregues à lugares especializados na sua destinação).

ORGÂNICO (MOLHADO): Restos de comida, cascas de frutas, erva-mate, papel de banheiro, fraldas descartáveis, etc.

É importante salientar que, apesar do resíduo orgânico não poder ser reutilizado pela indústria, cada cidadão pode fazer no quintal da sua própria casa ou até mesmo no seu apartamento uma composteira doméstica e transformar seu lixo orgânico em adubo através da técnica de compostagem. Posteriormente estão previstas atividades de conscientização para adoção desta prática simples, barata e com inúmeros benefícios a todos. Informamos que eventuais dúvidas, elogios e reclamações podem ser feitas junto ao Setor de Meio Ambiente do município.

O que fazer com Vidros?

No município temos a Reciclagem Santo Expedito que recebe vidros, entre outros materiais recicláveis. Porém, se por algum motivo o vidro não puder ser levado até este local de volume pequeno, pode ser disposto nos dias do lixo reciclável, porém devidamente acondicionados em uma embalagem pet de refrigerante por exemplo ou em envolto em uma caixa de papelão, ambos devidamente lacrados com fitas e com a descrição ATENÇÃO VIDROS.

Isso se faz especialmente necessário para evitar acidentes com o trabalhador que vai pegar o resíduos com as mãos.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir