24 de setembro de 2019 as 14:53 / Desenvolvimento

5ª edição reúne países gigantes do agro

Os hinos do Brasil, Estados Unidos, Holanda e Argentina interpretados na voz do tenor não-me-toquense Luiz Carlos Wiedthãuper na abertura do Congresso já deu a dimensão internacional dessa quinta edição do APSUL América, que reúne no Parque da Expodireto Cotrijal representantes de países gigantes do agronegócio e um público superior a 800 pessoas, entre produtores, pesquisadores e estudantes.  Com o pavilhão lotado, a solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, além de patrocinadores e expositores.  A Câmara dos Deputados foi representada pelo deputado Jerônimo Goergen, relator do projeto do Marco Regulatório da Agricultura de Precisão.

Através do tema “Agricultura Digital: o produtor rural no centro das novas tecnologias”, busca-se, segundo a presidente do Congresso, Teodora Lutkemeyer, difundir as mais recentes tecnologias, bem como o alcance a todos, primando pela eficiência e sustentabilidade no campo.  “Para nós é um prazer muito grande receber mais de 800 pessoas que estão procurando as novas tecnologias, a informação e o conhecimento”, destacou a presidente. Para o coordenador técnico do Congresso, Telmo Amado, essa quinta edição se consolida pela qualidade e importância que a Apsul América alcançou ao longo dos anos. “Alcançamos 240 milhões de toneladas, projetamos 300 milhões de toneladas e vamos conseguir juntos, com tecnologia e inovação”, destacou o coordenador, acrescentando que de Capital Nacional da Agricultura de Precisão, Não-Me-Toque caminha para se transformar na Capital da Inovação Tecnológica.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, lembrou da trajetória de dez anos do APSUL América e da importância do Congresso para a região e para o setor do agronegócio.  “Essa edição será a maior e melhor já realizada. A inovação, a tecnologia das startups estão vindo com uma velocidade impressionante de novas tecnologias, e nós precisamos constantemente estarmos atualizados, em busca de uma melhor produtividade, coletividade e resultado no campo”, ressaltou.

O Conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos, Bert Rikkel, lembrou o desafio dos países produtores potenciais de alimentos de aumentar a produtividade, com sistemas de produção ainda mais eficientes, “ É necessário, sobretudo, que a agricultura seja sustentável, com respeito as pessoas, animais e meio ambiente”, enfatizou.

Durante a abertura, ainda aconteceu o lançamento oficial da segunda edição do E-book Apsul América, com apresentação do professor da UFSM Dr. Lúcio de Paula Amaral. O livro digital reúne cerca de 80 trabalhos científicos, submetidos por diversos pesquisadores, professores e agricultores.

O APSUL é organizado pela Prefeitura de Não-Me-Toque, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal. O Congresso acontece a cada dois anos, e nessa edição conta com tradução simultânea e transmissão ao vivo via TV Web da Emater.

Assembléia Legislativa representada pelo deputado Jerônimo Goergen

Conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos, Bert Rikkel,