A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de setembro de 2019 as 09:25 / Saúde

Grupo Corrente da Esperança Completa 11 Anos

No dia 16 de setembro do ano de 2008, foi fundado, na Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo Corrente da Esperança.  Este grupo foi desenvolvido e mantido pela Assistente Social Iliana Casagrande e pela Psicóloga Janaína Castaman Adam. O objetivo principal do grupo é fornecer apoio interdisciplinar aos familiares de usuários de substâncias psicoativas frente às dificuldades enfrentadas no tratamento dos dependentes.  E em comemoração aos 11 anos do grupo, o membro A.E.C escreveu o depoimento abaixo a respeito da importância do apoio que vem obtendo.

 “… Sou pai de um filho que viveu muitos anos, aproximadamente 20 anos, na dependência química, usou os mais diversos tipos de drogas (maconha, crack, álcool, cocaína). Passou por várias internações em hospitais especializados e comunidades terapêuticas, sua primeira internação ocorreu há 12 anos.

            Foram muitas noites de sofrimento, mal dormidas, na preocupação do que poderia acontecer. O usuário de drogas não tem hora para sair nem para chegar. Ele não dá valor para a família e perde toda a confiança das pessoas. Eu, muitas vezes, disse que não iria mais a procura de ajuda, que não tinha mais solução, meu filho se recuperava e, alguns meses depois, recaía. Ele mesmo foi à procura da assistente social para pedir sua internação, foi então que eu voltei a dar apoio a ele, participando das reuniões do grupo Corrente da Esperança (coordenado pela assistente social Iliana e pela psicóloga Janaína), que nunca nos negaram apoio.

            O apoio da família é muito importante ao dependente, por mais defeito que se tenha, um filho será sempre um filho. Não existe ex-pai, ex-mãe, ex-filho. Falando agora da recuperação, ele precisou de muito esforço, não abandonou seu acompanhamento com a psicóloga, dedicou-se a uma igreja (participando dos cultos, orações) e eu, como pai, participando do Grupo Corrente da Esperança.

            Hoje, faz praticamente 1 ano que meu filho está em recuperação, sem usar drogas. Voltou a ser uma pessoa de confiança e de responsabilidades.

Faço um apelo aos pais e mães que tenham filhos na dependência: procurem e participem do grupo Corrente da Esperança. Sozinho é muito difícil, e os melhores amigos dos filhos são os pais. Parabéns ao Grupo Corrente da Esperança pelos onze anos de existência, pelo trabalho na recuperação dos jovens, adultos e das famílias…”

As reuniões do Grupo Corrente da Esperança são realizadas todas as terças-feiras, das 13h30min às 15h no CCAP (Centro Comunitário de Atendimento Psicológico). Venha conversar conosco!


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir