10 de setembro de 2019 as 16:33 / Educação

Chuva não impede Desfile de 7 de Setembro em Não-Me-Toque

O verdadeiro patriotismo é o que concilia a Pátria com a humanidade” (Joaquim Nabuco)

Nem a chuva que caiu na manhã do sábado (7) fez com que os não-me-toquenses não demonstrassem seu patriotismo no Desfile Cívico que aconteceu junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt.

Na edição de 2019, o tema em nível nacional é a Bandeira do Brasil, símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países. Na bandeira brasileira estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal do país. Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro.

Já em nível estadual o tema deste ano é o Parque Osório, localizado na RS 030, foi inaugurado em 1970 e ocupa 174hectares. Preserva a casa onde nasceu Osório, a atafona, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório e o Museu de Armas.

Como tema Municipal temos “Educação e Inclusão = Independência”. A Educação Inclusiva tem sido um caminho importante para viabilizar direito e abranger a diversidade mediante a construção de uma sociedade que ofereça uma proposta que atenda às necessidades diferenciadas de cada um. Esta educação fundamenta-se em valores, atitudes e práticas que se traduzem no respeito às diferenças e ao tratamento igualitário as pessoas, de forma a garantir oportunidades a todos. A sala de aula deve espelhar a diversidade humana, não escondê-la. A educação inclusiva que a Rede Municipal de Ensino deseja é uma educação para todos, que acolha a diversidade e as múltiplas formas de aprender, uma escola que assegure a participação e ao mesmo tempo compreende cada um em sua individualidade.

Neste ano participaram do evento a Banda Marcial de Não-Me-Toque, as Soberanas e Vereadores Mirins do Município, as Escolas de Educação Infantil Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Infância Feliz e Pequeno Polegar, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), as Escolas de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano, Carlos Gomes, Ernesto João Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Amália Kerber, a Escola Geny Vieira da Cunha, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Regimento Mallet de Santa Maria, o 1º Batalhão de Comunicações General Mário da Silva Miranda de Santo Ângelo, o Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente, os projetos da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, a Associação de Bombeiros Voluntários e o Moto Grupo Anônimos do Asphalto.

Fotos: Jornal A FOLHA