10 de setembro de 2019 as 08:43 / Saúde

Assembleia do Conselho de Saúde tem pauta extensa e decisões importantes

Na reunião ordinária realizada na terça-feira (3) na Sala dos Conselhos, o Conselho Municipal de Saúde teve uma extensa pauta e deliberações importantes foram realizadas.

A Secretaria de Saúde dividiu com o Conselho de Saúde a tomada de decisão sobre a implantação da primeira equipe de saúde bucal com 40h do município. Após análise de critérios de vulnerabilidade e densidade populacional, ficou decidido que o Bairro Santo Antônio receberá esta ampliação de serviço. Agora o processo será encaminhado a gestão estadual e ao Ministério da Saúde para habilitação. O Secretário de saúde Marco Costa tem expectativa de implantação antes do final destes ano.

Deliberando ainda sobre os casos de dengue e a incomoda posição do município no ranking dos municípios infestados, onde ocupou a sétima posição no último levantamento rápido-LIRA, os conselheiros deliberaram por encaminhar recomendação ao Poder Executivo para que a Vigilância Sanitária passe a multar os proprietários que não eliminarem os criadouros. O Secretário Marco colocou que o novo LIRA realizado recentemente mostrou a diminuição dos índices de infestação, auxiliado pelo clima, pelo trabalho dos agentes que superaram as metas do bimestre e também de trabalho realizado junto as escolas pela equipe de vigilância.

Nesta reunião também foi apresentado ainda o desenvolvimento do trabalho da empresa JC Assessoria que realiza capacitação de todas as equipes de ESF para a implantação de novo modelo de acolhimento dos usuários, visando a melhoria do acesso da população e a eliminação das filas. Juntamente, está sendo desenvolvido um protocolo para as equipes de enfermagem visando ampliação da resolutividade no atendimento.

Ainda foram apreciados Planos de Aplicação de recursos visando contemplar obra de unidade administrativa da secretaria, já aprovada pela vigilância sanitária e Plano de saneamento financeiro e plano diretor do Hospital Alto Jacuí.

Nesta reunião também foi apresentada a Lei de Diretrizes Orçamentarias para o exercício de 2020 e a inclusão de prioridades no Plano Municipal de Saúde.