Compartilhe

Seg, 14/10Não-Me-Toque

Vento acentuado

Mín 15°

Máx 21°

Chuva 75%

Tempo nublado

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
03.09.2019 - Saúde

Setembro Amarelo – Um Mês para Pensarmos na Prevenção ao Suicídio

Setembro se inicia e com ele vem um convite a repensar seus problemas e dificuldades. Todo início de mês tem esse potencial de nos fazer parar e refletir sobre o mês que passou, sobre nossos planos para os próximos meses e sobre as dificuldades que estamos enfrentando. Vou contar um segredo para você, TODO NÓS passamos por dificuldades em nossa vida, TODOS temos dias bons e dias ruins; porém a intensidade desses dias ruins e a forma como você tem olhado para os seus problemas pode estar dificultando um pouco mais a maneira como você pensa ou vê soluções.

Em momentos de desespero, extrema dificuldade, temos nossa capacidade de pensar e ponderar um pouco reduzida; muitas vezes acabamos agindo antes de pensar ou até mesmo não conseguindo encontrar solução para alguns problemas que, na nossa visão, parecem insolucionáveis, impossíveis de serem superados. Por isso te faço um convite!

Se você realmente não vê solução para os seus problemas, peça ajuda, considere que uma outra pessoa pode te ajudar a olhar com mais clareza as coisas que estão te cercando. Tenha certeza de que após a tempestade, como diziam os antigos, vem à calmaria. Independente do tamanho da tempestade que você esteja passando, sempre haverá uma mão amiga para te ajudar a superar. Comece a olhar as coisas por ângulos diferentes, talvez a resposta sempre estivesse ao seu lado e, por estar olhando para o lado oposto, você nunca a percebeu.

Amigos, familiares e principalmente médicos, enfermeiros e psicólogos podem te guiar para um caminho completamente diferente daquele que você tem andado e talvez uma simples mudança nas suas atitudes e pensamentos possa representar um grande movimento rumo ao equilíbrio emocional. A mensagem que te deixo, meu amigo leitor, é que HÁ ESPERANÇA, existe sim uma luz no fim do túnel, mas para isso você pode estar precisando de um auxílio.

Não permita que sua vida tenha um final abreviado. Se você se identificou com esse texto, ou conhece alguém que possa estar numa situação parecida, busque ajuda. Nós podemos te auxiliar das mais diversas formas, pois como eu já te contei, SEMPRE HÁ ESPERANÇA, SEMPRE PODEMOS MUDAR NOSSA REALIDADE PARA MELHOR, mas isso vai exigir um pouco de esforço da sua parte; então, busque ajuda.

Essa ajuda pode ser encontrada em uma simples ligação telefônica (gratuita) para o número 188 em que o pessoal do Centro de Valorização da Vida, o CVV, vai ouvir você, e te ajudar a pensar em soluções. Mas você também está convidado a buscar os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, onde os profissionais que ali trabalham, também poderão ajudar a gerar a mudança que você tem buscado. Sinta-se convidado para refletir e pensar em soluções pois EXISTE ESPERANÇA!

Texto: Tomas Camargo, Psicólogo

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site