28 de agosto de 2019 as 17:14 / Administração e Planejamento

Administração cobra alternativa para Limpeza de Fossas Sépticas da Corsan

Oficio protocolado junto a Corsan pede alternativa para serviços de retirada de lodo de fossas sépticas que atualmente tem preços muito elevados sendo praticados.

Na quarta-feira (28), o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa acompanhado do atual Secretário de Saúde Paulo Rodrigues esteve junto a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) aonde se reuniu com o Diretor Presidente Roberto Correa Barbuti e o Diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade Jean Carlo Flores Bordin.

Pedro Paulo protocolou junto a Corsan um oficio solicitando alternativas para serviços de retirada de lodo de fossas sépticas do Município, que hoje tem um custo de R$ 1069,15 que tem de ser pago pelo munícipe que solicitar o serviço.

“Os valores que estão sendo praticados para limpeza das fossas sépticas individuais oneram o contribuinte, uma vez que o cálculo para a quilometragem da destinação final dos resíduos tem como base o Município de Passo Fundo” destaca o Prefeito Pedro.

Conforme ofício, a Administração Municipal disponibilizará dois tanques de fibra com capacidade de 20 mil litros cada, bem como o espaço físico para sua instalação e tem a intenção de cadastrar empresas que realizem a limpeza das fossas. Após o recolhimento (realizado por empresas particulares) o lodo será levado até os tanques disponibilizados pelo Município. Com base nessa proposta a Administração busca uma parceria para que seja realizado o recolhimento do lodo depositado nos tanques com preço acessível, bem como o transporte até o destino final.

Dessa forma o Município visa viabilizar o serviço de limpeza de fossas, o acesso da população a serviços menos onerosos e facilitar o trabalho da Concessionária no recolhimento do lodo, uma vez que se dará em um único local.

“Não-Me-Toque possui um contrato junto a concessionária para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário porém não podemos ficar esperando uma solução e atitude por parte da Corsan, uma vez que isso acaba causando transtornos aos não-me-toquenses, por isso estamos oferecendo essa possibilidade afim de solucionar ao menos paliativamente o problema do esgotamento sanitário e assim também diminuir os custos deste serviço” complementa o Prefeito Pedro Paulo.

A Administração Municipal espera um retorno positivo por parte da Corsan e solicitou a análise da proposta no prazo de 10 dias.