22 de agosto de 2019 as 09:25 / Agricultura e Meio Ambiente

Arborização Urbana: Poda e Plantio, Fique atento à Época

O clima dos centros urbanos está distante de ser agradável, seco durante o dia e frio durante a noite, devido às áreas impermeabilizadas e asfaltadas, que impedem a infiltração da água e refletem o calor. Assim, buscando-se melhorar a qualidade de vida da população, pratica-se a arborização urbana, que traz como benefícios, além do efeito estético, a proteção contra o vento e a diminuição das amplitudes térmicas, a melhoria da qualidade do ar e a absorção da poluição atmosférica, isso tudo entre outros benefícios.

Em Não-Me-Toque, o Comitê Técnico de Corte e Podas de Árvores (CTCP), criado pelo Decreto Municipal 239/2013, e vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é responsável pela apreciação dos pedidos de corte de vegetação localizada no passeio público (calçada) bem como pelo deferimento ou não das solicitações de acordo com a justificativa apresentada. Os pedidos deferidos pelo mesmo, via de regra recebem a condição de realizar o plantio de muda ou doar mudas ao município, quando não for possível realizar a compensação em sua propriedade.

Nas próximas semanas se encerra o período de podas, e inicia-se a época ideal para plantio de árvores (saída do inverno e início da primavera). Frente a isso, reforça-se que os munícipes que foram autorizados a realizar corte ou supressão de vegetação e ainda não o fizeram, assim como não efetuaram o plantio das mudas, cumpram o prazo e as condições, pois o órgão realizará fiscalização. Cabe ressaltar que o não cumprimento das exigências legais, está sujeito a sanções previstas em lei municipal.

Texto: Cássio Crestani

Edição: ASCOM Prefeitura NMT