12 de julho de 2019 as 09:57 / Educação

Cooperativa Escolar Cooperabom distribui “Goles de Afeto” à comunidade de Não-Me-Toque

Atividade ligada ao Dia de Cooperar contou com o apoio da Sicredi Cooperação RS/SC e da Emater/Ascar local

Os alunos da Cooperativa Escolar Cooperabom, da EMEF Carlos Gomes, de Não-Me-Toque, aderiram ao Dia de Cooperar, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em todo o Brasil. A ação, que consistiu na confecção e distribuição de garrafas decoradas com mensagens motivacionais e de otimismo – chamadas de Goles de Afeto – ocorreu na tarde desta quarta-feira, 10/07, em pontos estratégicos da cidade.

O grupo esteve em diversos locais, como: agências do Sicredi, Prefeitura Municipal, Hospitais, Cotrijal, Praça Central e estabelecimentos comerciais. Em cada visita, os estudantes deixaram algumas garrafas decoradas para que a comunidade interessado pudesse retirá-las.

De acordo com o presidente da Cooperabom, aluno João Antônio Guadagnin, a ação social, além de reciclar garrafas que seriam descartadas, seguiu a filosofia de “Fazer o bem, sem ver a quem”. “Nossa ideia era de que as próprias pessoas interessadas retirassem as garrafas, de livre escolha”, explicou.

O gerente de uma das agências do Sicredi de Não-Me-Toque, Tiago Augusto Bandeira, ao receber a visita dos alunos, os parabenizou pela iniciativa. “É muito gratificante para o Sicredi apoiar projetos sociais de cunho educacional, como são as Cooperativas Escolares”, destacou.

Já o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, recepcionou os estudantes na Prefeitura Municipal. Ao parabenizá-los ele também aproveitou a oportunidade para colocar a Administração à disposição das atividades da Cooperativa Escolar.

Sobre as Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo.

Para constituir uma Cooperativa Escolar, a escola deverá ter um ciclo completo do Programa a União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi, e preferencialmente com o maior número de turmas fazendo uso da metodologia. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul.

Fonte: ASCOM Sicredi