01 de julho de 2019 as 14:08 / Agricultura e Meio Ambiente

Programa Arboriza Não-Me-Toque encerra atividades do mês do Meio Ambiente 2019

No último sábado (29) foi realizada mais uma etapa do plantio de mudas do Programa de educação ambiental “Arboriza Não-Me-Toque”. A atividade contou com a participação do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Paulo Nienow e servidores do Departamento de Meio ambiente.

O “Arboriza Não-Me-Toque” foi criado em junho de 2018 e tem como objetivo geral o preenchimento através do plantio de espécies arbóreas, em canteiros e locais disponíveis que atualmente não abriguem vegetação, visando o enriquecimento da arborização urbana e de espaços públicos municipais. O projeto foi elaborado pela equipe do Departamento de Meio Ambiente sob responsabilidade técnica do Engenheiro Florestal Cássio Henrique Crestani que coordenou a atividade.

Outros objetivos do Programa são:

• Realização do levantamento das espécies arbóreas e locais onde poderão ser plantadas as mesmas seguindo as diretrizes da Lei Municipal nº 4.483/14 (Lei do Passeio Seguro);
  • Sensibilização e conscientização da população acerca dos benefícios da arborização e envolver a comunidade na preservação do meio ambiente;
  • Compartilhamento de responsabilidades com a sociedade civil pelos cuidados com a arborização urbana do município;
  • Promoção da educação ambiental através do plantio de mudas no passeio público, áreas verdes e demais logradouros públicos.

Nesta última ação foram plantadas 68 mudas das seguintes espécies: Quaresmeira, Extremosa, Chuva-de-ouro, Ipê-amarelo, Escova-de-garrafa e Jacarandá, nas Ruas Martinho Lutero, Augusto Reschke, Dr Otto Stahl, Dr Liberato Salzano, Cel Albeto Schmitt, Pedro Fleck, São Francisco Solano, e Avenida Guilherme Augustin e Alto Jacuí.  O secretário Pedro Paulo Nienow agradece todos envolvidos nesta atividade, em especial ao Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente pela disposição e competência.

Ao total, o Arboriza já realizou o plantio de 270 mudas de árvores em diversos pontos do Município.