12 de junho de 2019 as 10:20 / Educação

Proerd, por uma vida livre de drogas

Programa é uma parceria entre Polícia Militar, Escolas e Família para instruir jovens a ter uma vida livre de drogas

Em Não-Me-Toque, o Proerd vem sendo desenvolvido desde Maio com aproximadamente 75 alunos do 5º ano nas EMEFé desenvolvido desde maio junto as EMEF Valdomiro Graciano, EMEF Santo Antônio e EMEF Nossa Senhora de Lourdes.

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores. Investir com o Proerd é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, oferece-se aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.

“Ao longo dos 15 anos de atuação o Programa tem sido bem recebido pelas Escolas, e é uma vacina para o caminho sadio e a melhor fase para isso é o 5º ano, quando estas crianças estão em uma fase de muita curiosidade”, afirma Tenente Gerson.

O reconhecimento da sociedade, por sua valiosa e imensurável contribuição, é realidade. O PROERD aproxima os estudantes dos policiais militares, ampliando o trabalho pedagógico e contribuindo no desenvolvimento da cidadania. Respeitar os outros, evitar influências negativas e conduzirem suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos são as principais questões abordadas nos encontros com os alunos.

Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e a Secretária Eli Donatti estiveram visitando uma das aulas educativas do Proerd