A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
27 de março de 2019 as 11:30 / Assistência Social

11º Seminário da Mulher, teve Papo de Mulher

Se você acha que Papo de Mulher, é só em roda de chimarrão e de fofocas, está muito enganado, o Papo de Mulher deste seminário foi mediado pela jornalista e membro do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher Helaine Zart, com a participação de mulheres poderosas, empoderadas, dinâmicas, jovens, experientes.

O Seminário das Mulheres ano a ano, busca trazer atrativos e novidades que trabalhem o poder e a atuação da mulher nos mais diversos setores, debatendo temas sobre violência, valorização e diferença de classes.

Realizado na noite de terça-feira (26) no Auditório da ACINT, o evento foi planejado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em comemoração ao Dia da Mulher, que aconteceu no dia 8 de Março.

Para recepcionar as presentes, Jessiene Lamberty e Victoria Lamberty, mãe e filha apresentaram as músicas “Sossega” e “Ele está aqui”.

O Dia Internacional das Mulheres na História

O Dia Internacional das Mulheres e a data de 08 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 08 de março de 1857.

O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade quando a manifestação foi reprimida com total violência, pois as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Assim, em 1910, ou seja há 109 anos, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem a estas mulheres, porém somente no ano de 1975, 65 anos depois da decisão e apenas há 44 anos a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Porém o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira, quando foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Hoje em Não-Me-Toque, muitas mulheres já conquistaram seus espaços, e com certeza podemos dizer que fizeram e ainda fazem a diferença em nossa sociedade, prova disso é este grande time de representantes que temos aqui a frente.

Ao ser instituído o Dia Internacional da Mulher, não se pretendia apenas comemorar, mas sim realizar conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Neste contexto, no Município de Não-Me-Toque em 25 de fevereiro de 2009, foi homologada a Lei nº 3.528 que Instituiu o Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O Seminário deste ano trouxe uma nova forma de mostrar o protagonismo das mulheres, trazendo para falar ao público mulheres anônimas, mulheres guerreiras, mulheres que no dia-a-dia, sem holofotes, sem câmeras, sem distinção, constroem suas histórias em nossa comunidade.

Cíntia Dalvesco

As convidadas foram Cíntia Dalvesco casada, mãe da Valentina e do Benjamin, formada em Administração pela UPF, com MBA em Marketing com ênfase em Gestão de Vendas, atualmente cursa MBA em Neurobusiness. Trabalha na Stara desde o ano 2000, na área de marketing desde 2006 sendo promovida a gerente de Marketing em 2010.

Elma Stumm

Elma Stumm, 53 anos, casada, mãe da Tatiane e da Ana Cláudia, vó amorosa e incansável do Matheus.  Iniciou sua trajetória profissional aos 11 anos para ajudar no sustento da casa. Em 2005, apoiou a decisão do marido em abrir o próprio negócio, quando surgiu então a Metalúrgica Stumm. Inicialmente, a empresa foi gerenciada pelo marido e a filha mais velha, mas com o aumento da produção, Elma precisou assumir os negócios. Hoje, é ela quem comanda a empresa, tanto pela parte administrativa quanto a produção.

Joelize Friedrichs

Joelize Friedrichs, tem 29 anos de idade, trocou a faculdade de Ciência da Computação pelo curso de piloto de aeronave e, desde 2007, não parou de voar. Hoje é destaque no cenário nacional como piloto e instrutora de voo, única mulher em atividade como instrutora. Trabalha como piloto de aviação agrícola desde 2012, e tem carteira de piloto comercial, habilitada para voar por instrumento e piloto de avião com multimotor.

Rovene Lúcia Doneda

Rovene Lúcia Doneda, casada, mãe de dois filhos. Filha de pequenos agricultores, trabalha na atividade rural desde criança. Continuou na atividade ao casar com um agricultor e há 39 anos mora no mesmo lugar. Assim como o marido e os filhos, é associada da Cotrijal. Como associada ativa e destacada atuação, foi indicada para compor o Conselho, sendo a única mulher numa composição com 18 membros.

Marília Bauer

Marília Bauer,Solteira, 38 anos de idade, nasceu e reside em Não-Me-Toque. Técnica em Segurança do Trabalho desde 2001, foi uma das mulheres nãometoquenses pioneiras a atuar nesta área. Formou-se em Administração de Empresas em 2007, pela UPF Campus Carazinho.  Em 2009, tornou-se Especialista em Gestão Ambiental e em 2011 concluiu MBA em Gestão Empresarial Executivo pela UFRJ. Desde 2018, cursa pós graduação de Docência de Ensino Superior. Tem 20 anos de experiência na área de segurança do trabalho.

O bate-papo fez com que a plateia ficasse atraída pela conversa e pela história das participantes, que fizeram um relato pessoal de sua trajetória, dos desafios superados e de como é o cotidiano de uma mulher junto ao Mercado que ainda é muito engessado no que tange a figura da mulher.

Secretária Maria Malaquias

“Promovemos este seminário trazendo mulheres que no dia-a-dia lutam por seu espaço e mostram que podem fazer muita coisa e muito bem feito! São mulheres como todas as participantes aqui, algumas mães, outras mais jovens, mas que não se acomodaram e foram conquistando seu espaço”, disse a Secretária Maria Malaquias.

Presenças: Secretária Municipal de Assistência Social Maria de Lourdes Malaquias representando o Poder Executivo; Vereadora Marina Fátima Trennepohl Crestani, representando o Poder Legislativo e a Procuradoria Especial da Mulher; Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Silvia Nemeck Loss; Presidente da OAB Silviane Estery.

 

 

 

Jessiene Lamberty e Victoria Lamberty

Silviane Estery, Marina Fátima Trennepohl Crestani, Maria Malaquias e Silvia Nemeck Loss


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir