A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de março de 2019 as 10:49 / Saúde

Projeto Clinica Farmacêutica é desenvolvido pela Secretaria de Saúde

Projeto desenvolvido junto a Farmácia Pública tem o objetivo proporcionar ao paciente uma melhor adesão ao tratamento e bem estar.

Com o objetivo de proporcionar um maior cuidado ao paciente, promover uso racional de medicamentos, otimizar a farmacoterapia, verificando vários problemas de adesão ao medicamento, a farmacêutica da Farmácia Pública da Secretaria de Saúde deu início ao projeto Clínica Farmacêutica, um trabalho que visa verificar a farmacoterapia e consulta farmacêutica, diminuindo custos com atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, internações por doenças crônicas e custos com medicações.

Conforme a Farmacêutica Luiziane o projeto visa o paciente, seu bem estar e adesão ao tratamento. Este processo vai da análise individual de cada paciente com possibilidade de problemas com o uso de medicamentos que vão desde a seleção, administração, absorção, farmacocinética, farmacodinâmico, efetividade, reação adversa, interação medicamentosa, segurança, automedicação.

O serviço funciona através de agendamento de consultas e serviço de atenção farmacêutica, para avaliar a terapia de pacientes. Primeiramente serão agendadas consultas solicitadas pelos médicos e enfermeiros do SUS. São consultas previamente agendadas, pois demandam tempo para avaliação, e em quantidade necessária até correta adesão ao tratamento.

“Este processo de adesão também demanda outras medidas não farmacológicas negociadas com o paciente, como alimentação (com restrições e indicações específicas para cada tipo de medicamento), exercícios inseridos para alguns casos ou o aumento da ingestão de água” explica Luiziane.

Clinica Farmacêutica

O serviço de clínica farmacêutica corresponde a uma parte essencial do processo de trabalho dos farmacêuticos da Atenção Básica de Saúde (ABS) e caracteriza-se por ser uma intervenção em saúde complexa.

O serviço de clínica farmacêutica atende às necessidades dos usuários relacionadas aos medicamentos de forma integrada, contínua, segura e efetiva, visando à obtenção de resultados terapêuticos concretos.

A consulta farmacêutica pode ser entendida como um episódio de contato entre o farmacêutico e o paciente, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia, promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde. Objetiva, ainda, a promoção, proteção e recuperação da saúde, a prevenção de doenças e de outras condições, por meio da execução de serviços e de procedimentos farmacêuticos. Trata-se de um encontro entre o farmacêutico e o paciente, no qual podem ser providos diferentes serviços ou procedimentos, conforme a complexidade do caso e a necessidade do paciente.

Acompanhamento Farmacoterapeutico

O acompanhamento farmacoterapêutico é um serviço farmacêutico provido durante vários encontros com o paciente. No processo de cuidado, identificam-se problemas relacionados a medicamentos e resultados negativos da farmacoterapia, analisando suas causas e fazendo intervenções documentadas, visando a resolvê-las ou preveni-las.

A principal diferença deste serviço em relação aos demais consiste na perspectiva de continuidade do cuidado provido pelo farmacêutico em múltiplas consultas com o paciente. Devido a esta característica longitudinal do acompanhamento farmacoterapêutico, é possível que muitos outros serviços apresentados (educação em saúde, rastreamento em saúde, conciliação de medicamentos e revisão da farmacoterapia) possam ser realizados durante o processo de acompanhamento do paciente.

“A partir desse projeto, o farmacêutico passa a assumir um novo papel social dentro do SUS, de forma a aproximar-se mais do paciente e contribuir na minimização dos problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos pacientes e uma otimização do atendimento da saúde em nosso Município”, afirma o Secretário de Saúde Marco Costa


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir