18 de março de 2019 as 10:18 / Educação

SME distribui livros de literatura infantil na Rede Municipal

“Introduzir a criança ao mundo dos livros significa introduzir o mundo na vida da criança.” João Araújo

A leitura para os alunos da Educação Infantil faz parte da rotina diária nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Qualificar esses preciosos momentos também é responsabilidade da Secretaria de Educação (SME).  Frente a isso, foram adquiridos livros de literatura infantil e distribuídos a todas as Escola da Rede.

Após a apreciação da exposição dos livros, cada coordenador pedagógico ganhou um “vale” para escolher obras para os alunos de sua Escola. O depoimento de uma coordenadora revela a satisfação das mesmas: “Poder escolher e não precisar olhar o preço é tudo de bom.” Pode-se imaginar: se os adultos ficam encantados, as crianças ficam “enfeitiçadas”.

Os livros viabilizam novas abordagens sobre temas cotidianos como os sentimentos, os medos, os sonhos, as emoções, as opiniões de outras pessoas e as realidades que não estão no dia a dia, estimulam a imaginação e o desenvolvimento da linguagem: o vocabulário, aguçam a criatividade, ampliam a atenção e contribuem para a aprendizagem da leitura, da escrita e da interpretação.

Através da leitura interativa, realizada por adultos, para os pequenos que ainda não o fazem de forma convencional, permite-se interações afetivas entre os mesmos, as quais promovem o gosto e o hábito pela leitura.