Avaliações de metas dos Hospitais é injusta segundo o COSEMS-RS
Atendendo a uma recomendação do Conselho de Secretarios de Saúde do RS- COSEMS, nos dias 11 e 13 de março, o Secretário Municipal de Saúde, Marco Costa, não compareceu as reuniões da comissão de avaliação dos Hospitais, na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde em Passo Fundo.
O Secretário é o representante regional da regiao de saúde 17-Planalto, que congrega 22 municipios da região e é membro da Comissão de Acompanhamento dos Contratos dos Hospitais que referenciam esta região de saúde.
Devido aos atrasos e a falta de pagamentos do Governo do Estado do RS, o Conselho de Secretários emitiu recomendação aos representantes regionais para não comparecer as reuniões até que haja uma solução para a regularização dos repasses. A entidade entende injusta a cobrança de metas que em diversos pontos podem representar cortes nos valores previstos contratualmente, os quais o Estado não efetua o pagamento corretamente.
O assunto deverá ser pauta permanente nas discussões regionais e a nível estadual, onde o Secretário representa a região junto a CIB-Comissão Intergestores Bipartite.