22 de fevereiro de 2019 as 14:05 / Agricultura e Meio Ambiente

Avícola Vale dos Pinheiros e Embutidos Savadinscky são as duas primeiras agroindústrias locais liberadas para comércio em todo Rio Grande do Sul

Com a adesão ao sistema, as agroindústrias não-me-toquenses poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Rio Grande do Sul

O município de Não-Me-Toque em Novembro de 2018, para ingressar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). Com a adesão ao sistema, as agroindústrias da cidade poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Rio Grande do Sul. “A adesão ao Susaf abre as portas do mercado consumidor gaúcho para os produtos das agroindústrias de Não-Me-Toque, e tanto nós da Secretaria como estes produtores aguardavam essa possibilidade para levar seus sabores para mais mesas e é claro, expandir ainda mais seus negócios”, comemora o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Paulo Nienow.

Nos últimos dias as duas primeiras agro indústrias de Não-Me-Toque, indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal, para fazerem parte do SUSAF-RS, tiveram seus pedidos homologados e publicados no site da SEAPDR.

As agroindústrias Granja Avícola Vale dos Pinheiros que tem sua produção de ovos vermelhos e Embutidos Savadinscky, com salame colonial, linguiça mista defumada e linguiça mista frescal, estão habilitadas a utilizarem o selo do SUSAF-RS e agora tem a comercialização de seus produtos liberada em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O que é SUSAF

O SUSAF/RS é um programa que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais, sendo um sistema que permite que agricultores familiares gaúchos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal, vendam seus produtos em outros municípios. A partir do cadastro do município, o Estado, através da Seapi, vistoria e aponta as ações necessárias para as adequações.

A implantação do SUSAF/RS regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais e que estejam engajados neste sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seap) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (Cispoa). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a esse sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Seap dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.