15 de fevereiro de 2019 as 13:47 / Administração e Planejamento

EXPODIRETO COTRIJAL 2019: uma edição para brindar 20 anos de uma história de sucesso

A importante contribuição da Expodireto Cotrijal para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro foi evidenciada durante o lançamento oficial da 20ª edição, na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro, no Hotel Deville, em Porto Alegre. A um mês da feira, a solenidade marca o início da campanha de divulgação e foi prestigiada por autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, patrocinadores, além de grande número de jornalistas.

A expectativa dos organizadores é de que esta será a maior Expodireto Cotrijal já realizada, considerando os 19 anos de evolução, o quanto a feira interessa aos agricultores pelo acesso a informações e novas tecnologias e, também, pela possibilidade de uma ótima safra. O novo governo federal, que foi eleito com apoio do setor do agronegócio, também gera expectativas de políticas agrícolas sintonizadas com as demandas do setor.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que a Expodireto é um ambiente propício para a busca por altos rendimentos.

– O desenvolvimento rural sustentável passa obrigatoriamente pelo aumento da produtividade e a feira ajuda, mostra, discute, oportuniza troca de experiências e aproxima os elos das cadeias de negócios de diversas regiões do país, fortalecendo o setor – afirmou.

Mânica ainda resgatou a importância da feira como palco de grandes debates que envolvem a agricultura, como a questão dos transgênicos, seguro agrícola e previdência.

– É o local adequado, em função da grande representatividade política que temos anualmente, para juntos reivindicarmos a solução para demandas que emperram o setor – pontuou.

O parque onde acontece a feira foi ampliado para 98 hectares e a expectativa é de reunir mais de 500 expositores e atrair mais de 250 mil visitantes. Pelo bom andamento da safra e da comercialização de máquinas e implementos agrícolas, o presidente da Cotrijal espera superar o volume de negócios da edição anterior, que chegou a R$ 2,2 bi.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou presença no Troféu Brasil Expodireto, dia 10 de março, e disse que todos os secretários estarão na solenidade de abertura, dia 11 de março. Ele afirmou que a feira é uma mostra do empreendedorismo do povo gaúcho.

– O Rio Grande é muito maior que os problemas de governança. A nós, como governo, cabe promover os ajustes de estrutura para fortalecer ainda mais a capacidade empreendedora da nossa gente, muito bem representada pela Expodireto Cotrijal. Tenho certeza de que vai ser um grande sucesso – destacou.

O prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, ressaltou o impacto da Expodireto Cotrijal na economia e no desenvolvimento do município.

– Um mês antes da feira a cidade já recebe um fluxo de pessoas que promove o amento do consumo de produtos e serviços. A feira proporciona renda extra a muitas pessoas que tiram férias para poder trabalhar no paraue, cresce a demanda de alugueis de moradias e, o mais importante, ocorreu uma evolução na produtividade agrícola impactada pelo início da Expodireto. O resultado disso tudo é mais renda e, consequentemente, maior consumo e geração de impostos, empregos – avaliou Pedro Paulo

AUTORIDADES – Também acompanharam a solenidade o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Luis Augusto Lara, o desembargador Francisco José Moesch, o senador Luis Carlos Heinze, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos e vereadores. A Cotrijal foi representada também pelo vice-presidente, Enio Schroeder, e os superintendentes Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial), Gelson Melo de Lima (Produção Agropecuária) e Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-Financeiro).

Programe-se para a 20ª edição da Expodireto Cotrijal
Quando? De 11 a 15 de março de 2019
Onde? Parque da Expodireto Cotrijal, Não-Me-Toque (ERS-142, km 24)
O quê? O melhor em soluções e serviços para a agricultura e pecuária. A Expodireto Cotrijal reúne novamente em Não-Me-Toque grandes empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, além do melhor em termos de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades.

Os números da 19ª edição, em 2018:
Negócios: R$ 2.207.837.000,00
Público: 265.600 pessoas
Expositores: 527
Área do parque: 84 hectares

A solenidade foi prestigiada por autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, patrocinadores, além de grande número de jornalistas

A imprensa marcou presença no evento