20 de dezembro de 2018 as 08:30 / Assistência Social

Centro de Educação Integrada comemora 25 anos

O Centro de Educação Integrada, conhecido como “CEI” atende crianças e adolescentes, no contraturno escolar, através de oficinas com monitores que desenvolvem atividades de artesanato, esporte, informática, música e banda, além da convivência e socialização. Recebem café, almoço, lanche e transporte.

Sua criação foi realizada pela Sra. Cornélia van Riel, em março de 1993, na época dirigente de Equipe de Bem Estar Social, do Setor de Ação Social ligado à Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.  De lá para cá, vem acompanhando e se adequando juridicamente quando necessário, e atualmente desenvolve suas atividades garantindo o desenvolvimento de habilidades, a convivência saudável e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Na noite de quarta-feira (12), a Secretaria de Assistência Social realizou o encerramento de suas atividades e a comemoração pelos 25 anos do CEI, homenageando pessoas que iniciaram este trabalho e que foram imprescindíveis para que hoje, se comemore 25 anos de existência, foram eles:

Sra. Cornélia Van Riel e João Van Riel, na época dirigente de Equipe de Ação Social e Prefeito Municipal, que deram início ao Projeto do CEI;

Sra. Dirce Erpen, na época Dirigente de Equipe de Bem Estar Social,

Sra. Marisa Schmitt Roos (in memoriam), na época Secretária de Assistência Social,

Sra. Maria Mallmann Piva e Antônio Vicente Piva, na época Secretária de Assistência Social e Prefeito Municipal,

Sr. Ivan Machry, na época Secretário de Assistência Social,

Sra. Maria Margarete Lauxen, na época Secretária de Assistência Social,

Sra. Clereci Schenkel, na época Secretária de Assistência Social,

Sra. Maria de Lourdes Eilert Malaquias, atual Secretária de Assistência Social,

Sr. Pedro Paulo Falcão da Rosa, atual Prefeito Municipal.

Também foram homenageadas pessoas especiais que contribuíram na construção do CEI:

Sra. Sílvia Nemecek Loss, desenvolveu atividades de Assistente Social e Coordenadora do CRAS por 21 anos;

Sra. Alerti Maria Fiebig, monitora de culinária e padaria, com 19 anos de trabalho;

Sra. Hélio da Conceição, motorista, com 19 anos de trabalho;

Sra. Joana Guilhermina Van Shaik, monitora de artesanato com 24 anos de trabalho;

Sra. Lúcia Maria Liska, monitora de artesanato, com 20 anos de trabalho;

Sr. Valdir da Silva Finger, monitor de marcenaria, com 11 anos de trabalho.

Ao homenagear as pessoas que tiveram uma caminhada com mais de 10 anos, na Assistência Social, a Administração também estende seus agradecimentos aos atuais monitores e servidores do CRAS, CREAS e Abrigo Institucional

Como tradição todos os anos, homenageia-se os pais ou responsáveis, que compareceram em todas as reuniões de Pais do CEI, são eles:

• Rosângela Lisete Stumm (Gabriel da Silva/ Gabriely Rafaela da Silva);
  • Elaine Sônia Wollmer (Caynatá Isadora da Silva);
  • Marlise Araldi (Natály Schwalbert);
  • Adão de Lima (Ticiane de Lima);
  • Silvia Cristina Moraes (Brayan Gabriel Pedroso/Emanuelly Moraes dos Santos);
  • Claúdio Ricardo Nickhorn (Daniel Henrique Nickform);
  • Nilva Hohnsee (Hector A. H. de Oliveira/ Hérica de Oliveira);
  • Elaine Bosco (João Vitor de Medeiros);
  • Tamires Josiane Corrêa (Cristopher Corrêa da Silva);
  • Andreia Ribeiro (Lincon Rodrigues/ Teylor Rodrigues);
  • Maria Luiza Nascimento (Eric Petry/Erica Petry/Ester Petry);
  • -Eliseu Edilio da Silva (Juan Augusto da Silva);

Além das homenagens as crianças e os adolescentes que participam do CEI, apresentaram o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano, acompanhados dos monitores com canções.