05 de dezembro de 2018 as 11:07 / Administração e Planejamento

Prefeito Pedro Paulo traz boas notícias em sua última viagem a Capital Gaúcha

Agendas trataram desde novas linhas de crédito para investimentos em infraestrutura a confirmações na Segurança Pública

No inicio da semana de 03 à 05 de Dezembro, o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa acompanhado do Secretário de Finanças Naor Kümpel esteve em Porto Alegre realizando a última viagem do ano a Capital Gaúcha afim de tratar de assuntos para o andamento dos trabalhos da Administração Pública para o ano de 2019.

Emater/RS

A primeira agenda foi uma reunião foi junto a Emater/RS no qual os gestores reuniram-se com Júlio César Silva Santos, responsável pelo setor de Transporte da Emater tratando da cedência em definitivo por parte do órgão do veículo então utilizado pelo Lar do Idoso, um fusca que seria então leiloado para arrecadação de fundos. Conforme Júlio, a Administração pode solicitar a substituição do mesmo devido às más condições do veículo que não são mais adequadas ao uso. A orientação feita é que a Administração busque essa substituição e cedência do novo veículo através de oficio para que assim o Município possa realizar a manutenção do mesmo para mantê-lo em condições, uma vez que será cedido para o Lar do Idoso.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

Em reunião com o Secretário Tarciso Minetto pautou-se da possibilidade da cedência/doação de um veículo para a Associação de Bombeiros Voluntários. Conforme o Secretário Minetto, o veículo cedido ao Lar do Idoso é de responsabilidade da EMATER que pode fazer a doação ainda neste ano pois não tem impedimentos eleitorais. Já o veículo solicitado para os bombeiros depende das tratativas da SDR com a EMATER e a cedência/doação pode acontecer a partir de janeiro. O pedido será feito através de oficio.

Outra assunto abordado foi a execução do projeto de internet no interior. Devido redes de fibra optica já existentes de propriedade de empresas de telecomunicação, a Administração sugere usar os 56 mil provenientes da consulta popular para construção desta rede de fibra na aquisição de um veículo para a manutenção das redes ou aquisição de câmeras de videomonitoramento. A proposta foi feita por parte da Administração pois, segundo o Prefeito Pedro utilizar o dinheiro para executar mais uma rede de fibra é uma aplicação desnecessária.

O Secretário Minetto reconheceu e parabenizou a atitude da Administração de Não-Me-Toque reconhecendo-a pelo zelo com o dinheiro público, porém devido a mudança do objeto da consulta popular é necessário um estudo para confirmar a viabilidade do mesmo. Foi constatado que devido a pendências anteriores ao período eleitoral o convenio não foi assinado, caso a Administração cumpra os prazos e assine o convenio junto a Casa Civil até o dia 10 de Dezembro, existe a possibilidade da aprovação desta mudança.

Badesul

Junto a diretoria do Badesul Pedro e Naor trataram sobre um novo financiamento de pavimentação urbana afim de cumprir o plano de Governo de levar pavimentação urbana a todas as ruas da Cidade. Este novo financiamento será usado na segunda etapa da pavimentação do Bairro Martini, Iores, Hoffmann, Canela Doce, Industrial, Santo Antônio, Loteamento Simon, Bairro Solano, Arlindo Hermes, Jardim, Ipiranga e Vargas. Segundo levantamento feito por parte da Administração restam aproximadamente 100.000m² de área não pavimentada.

O valor total do financiamento solicitado é de 2.800.000,00 e teve uma sinalização positiva por parte do Badesul com previsão de assinatura deste financiamento na Expodireto 2019. A Administração iniciará a elaboração do projeto para esta segunda etapa de obras.

BRDE

Com a equipe do BRDE a pauta também foi relacionada a investimentos na infraestrutura urbana, tratando sobre possibilidade de nova linha de financiamento para obras e continuidade da execução de obras através do programa avançar cidades.

Também foram feitas tratativas quanto a publicação do edital para execução da obra junto a Avenida das Industrial e Loteamento Simon, o qual já teve seus recursos liberados.

Já o levantamento referente aos pontos de iluminação aponta um número de 500 pontos que serão substituídos por LED, sendo que a iluminação substituída será reinstalada em pontos críticos de bairro nos quais é necessário um aumento de iluminação.

Secretaria de Segurança Pública

Na Secretaria de Segurança do Estado, os gestores reuniram-se com Major Luiz Marcelo Reolon da Divisão de Convênios afim de tratar da cedência de Estagiários para a Polícia Civil que encontra-se em análise por parte do órgão. Já a respeito da emenda de bancada para segurança pública o Major comunicou que o recurso já encontra-se depositado aguardando somente os tramites burocráticos para a definitiva liberação do recurso para as empresas vencedoras das licitações.

“Foi uma viagem muito produtiva e com excelentes notícias para encerrarmos o exercício 2018 e já programar as ações da Administração para o ano seguinte afim de cumprir nossas metas propostas no Plano de Governo e manter o desenvolvimento socioeconômico constante em nosso Município”, ressaltou o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa.