28 de novembro de 2018 as 09:21 / Saúde

Municípios divulgam carta de alerta sobre a gravidade da situação da saúde no RS

O Secretário de Saúde Marco Costa participou na terça-feira (27), juntamente com prefeitos, secretários e gestores da saúde de municípios gaúchos da assembleia do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS), em Porto Alegre.

A pauta principal diz respeito a dívida do Governo do Estado na área da saúde que ultrapassa R$ 1 milhão de reais. Os atrasos no repasse de recursos estaduais para os municípios, que conforme dados do COSEMS/RS chega a R$ 660 milhões, e a dívida com os hospitais alcança R$ 550 milhões.

Já a Secretaria Estadual de Saúde, diz que o valor em aberto para municípios é de R$ 536 milhões e que a dívida com os hospitais é de R$ 130 milhões. O governo do estado afirma que não há previsão para pagamento dos valores em atraso.

Diante desta situação, os Municípios elaboraram uma carta de alerta à população sobre a gravidade da situação no estado. O conteúdo foi divulgado na manhã desta terça-feira (27).

De acordo com o Cosems-RS, a falta de recursos ocasiona redução, suspensão e a paralisação dos serviços de saúde nas 497 cidades gaúchas, prejudicando o atendimento da população.

Na quarta-feira (28), o presidente do Cosems-RS irá se reunir com o Ministério Público com o objetivo de instituir um gabinete de crise para buscar soluções. O objetivo é negociar com o governo do estado e também com a equipe do governador eleito alternativas para regularizar o pagamento dos repasses para a saúde.

Sobre o Mais Médicos, a Secretaria Estadual da Saúde informou que todas as 630 vagas já foram preenchidas com as inscrições, após a saída dos médicos cubanos. Os profissionais têm até o dia 14 de dezembro para se apresentarem nas unidades e começarem a trabalhar.

De acordo com o Cosems-RS, 45 hospitais já param parcialmente os atendimentos no estado. O Conselho ainda não divulgou a lista completa com o nome dos hospitais.

Fonte: Por G1 RS e RBS TV