22 de novembro de 2018 as 15:46 / Educação

VI Sarau de Poesias marca o encerramento do Projeto “Todo dia Poesia? Poesia todo dia”

Muitos projetos das Escolas da Rede Municipal de Não-Me-Toque, têm em seu objetivo principal a leitura e escrita de seus alunos. São inúmeras as ações dos professores para que seus alunos leiam e escrevam cada vez melhor. Porém, sabe-se que é necessário constantes estímulos, exemplos, oportunidades e acesso para que realmente os alunos se tornem leitores efetivos, e vivam a leitura descobrindo o prazer que existe em ler.

A leitura tanto quanto qualquer outra atividade intelectual, esportiva, social ou afetiva, precisa mostrar-se prazerosa aos sentidos, ao coração e à mente do leitor. Enquanto ela for apenas uma tarefa escolar, com cobrança de cunho pedagógico ou um hábito (como algo que se faz por necessidade), é possível que os leitores continuem lendo esporadicamente.

Entre estes projetos está o Todo dia Poesia? Poesia todo dia” que encerrou sua edição de 2018 com o VI Sarau de Poesias realizado na noite de quarta-feira (21) no plenário da Câmara de Vereadores contando com a presença de autoridades, alunos, pais e professores. Aproximadamente 133 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental trabalharam as obras da autora Roseana Murray.

O projeto existe desde 2009 e contempla os alunos de 5º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Em cada edição, é trabalhado um poeta brasileiro e suas obras. Dentre os autores já trabalhados, destacam-se Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Elias José, Pedro Bandeira e Sérgio Capparelli.

O Vereador Charles Morais que no ato representou o Poder Legislativo falou de como hábitos de leitura e principalmente, a participação no projeto podem sim fazer a diferença na formação dos alunos. “Em minha época colegial, era uma criança tímida que não gostava de falar em público, e graças a oratória e a leitura fui aprendendo e melhorando, tanto que hoje fazem 10 anos que apresento um programa de rádio”, comentou Charles.

A Secretária de Educação Eli Donatti parabenizou os alunos pela dedicação para com o projeto, enaltecendo o aprendizado e a evolução dos alunos que mergulharam nas obras da autora, fazendo um trabalho encantador. “Quantos pais desta sala já não ouviram a declamação destas poesias centenas de vezes? Repetições e mais repetições, leituras e treinos para que a apresentação chegasse o mais próximo possível da perfeição. Foram muitos alunos participantes e não temos dúvida que todos encerram este projeto com um aprendizado que levarão para toda sua vida, parabéns” enalteceu a Secretária Eli.

Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa parabenizou a todos pelo esforço e dedicação com o projeto

“Queremos em nome de toda Administração agradecer o empenho de cada uma das pessoas envolvidas no projeto “Todo dia Poesia? Poesia todo dia”, tanto os alunos quanto professores que trabalharam estas obras em sala de aula desenvolvendo a dicção e a interpretação destes jovens, e principalmente o bom hábito da leitura”, destacou o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa.