09 de novembro de 2018 as 10:58 / Educação

Diza Gonzaga fala sobre consequências dos acidentes de trânsito nas famílias

O comportamento no trânsito como pedestres, passageiros ou motoristas tem efeito direto na preservação da vida. Educar para compreender e motivar atitudes de respeito às leis e normas de trânsito é tarefa das famílias e, em Não-Me-Toque, assumida também pela Secretaria Municipal da Educação.

O projeto “Educação no Trânsito e no Transporte Escolar – Informar para Conhecer e Prevenir” desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2017 tem sequência neste ano com atividades que iniciaram no mês de agosto e prosseguem até novembro, envolvendo equipe pedagógica, motoristas do transporte escolar, Brigada Militar, Centro de Formação de Condutores Alto Jacuí, Bombeiros Voluntários, alunos da Rede Municipal (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) e familiares, com participação especial da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.

O projeto também deixa claro a contribuição das esferas Federais e Estaduais por meio do apoio financeiro, bem como a competência do município quanto à oferta do transporte escolar. Em 2016 o município implantou a carteirinha do usuário do transporte escolar e desde então o sistema vem evoluindo. Junto com o controle foi percebido a necessidade de disseminar informações buscando ainda mais segurança.

Programa

O projeto contempla aulas, palestras, visitas, contato com agentes de segurança e outras ferramentas que contribuem para que os temas desenvolvidos ao longo dos quatro meses alcancem resultados.

Os estudantes estudam sobre significado das placas de trânsito, semáforo, faixa de segurança, uso do cinto de segurança, uso do celular no trânsito, uso da cadeirinha desde bebê até a idade para usar o cinto do veículo. Também recebem noção sobre as alterações no comportamento devido uso de drogas e bebidas alcoólicas e incentivo à valorização da vida através de atitudes responsáveis.

O programa com palestras, pesquisa, seminário atividades práticas inclui a Escolinha de Trânsito da Brigada Militar de Porto Alegre e visita à fundação Thiago Gonzaga em Porto Alegre.

Na noite de quinta-feira (8), no salão de Festas Cristo Rei familiares dos alunos, alunos, professores e membros da comunidade participaram da palestra com a diretora da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga.

Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho. Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a Fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito.

A manifestação da presidente da Fundação, Diza Gonzaga, resume o objetivo da instituição: “O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. O programa Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso à campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro, ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.”

Além da palestra, na sexta-feira (9) os alunos do 4º ao 9º ano de todas as escolas de Não-Me-Toque assistiram a oportunidade de assistir à peça teatral “Últimos dias de Super-Herói”, no Salão Cristo Rei em quatro sessões, mostrando que até quem tem “super-poderes” deve ter cuidado redobrado no transito. O CFC Alto Jacuí preparou um teatro de bonecos para alunos da educação infantil e séries iniciais

“Hoje o trânsito é responsável pela maioria das mortes de jovens no nosso país e como muito bem abordado pela Diza durante a palestra, grande parte dos leitos dos hospitais são ocupados por pessoas que envolveram-se em acidentes. A educação no trânsito é a melhor forma de diminuir os índices de acidentes e perdas de vidas, por isso desenvolvemos em nosso Município este projeto desde as séries iniciais, para formar futuros condutores responsáveis para diminuir cada vez mais o número de famílias que sofrem por culpa do trânsito”, enfatiza o Prefeito Pedro Paulo.

Textos: Helaine Zarth/Fundação Thiago Gonzaga

Evaldo Harnisch foi homenageado pela Administração por seu apoio ao Projeto Educação no Trânsito e no Transporte Escolar – Informar para Conhecer e Prevenir