10 de outubro de 2018 as 08:19 / Saúde

10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

A maioria das pessoas pensam que saúde mental é a ausência de qualquer doença psicológica ou psiquiátrica, mas a realidade é que saúde mental é muito mais que isso

Muito se fala na atualidade sobre saúde mental, bem estar emocional… Mas afinal, você sabe o que é saúde mental? Ao contrário do que muitos pensam, saúde mental não significa exclusivamente a ausência de problemas psicológicos/psiquiátricos, é muito mais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, conseguindo se adequar ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere. Traduzindo, isso significa, basicamente, estar em equilíbrio emocional com suas questões internas e também com as demandas da realidade.  A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter Saúde Mental é:

– Estar bem consigo mesmo e com os outros;
– Aceitar as exigências da vida;
– Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis;
– Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

Para Manter sua Saúde Mental em dia:

– Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
– Aceite-se e também aceite às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
– Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;
– Não use drogas;
– Pratique sexo seguro;
– Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
– Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.

Essas são importantes dicas que se seguidas te levaram a um nível muito mais elevado de saúde física e emocional. Nesse dia 10 de outubro é comemorado mundialmente o Dia da Saúde Mental e por isso é tão importante conversarmos sobre esse equilíbrio necessário na vida das pessoas, afinal, pessoas mais funcionais, tornam o mundo um lugar melhor para se viver. Repasse essas dicas!

Equipe de Saúde Mental – Secretaria Municipal de Saúde