17 de setembro de 2018 as 13:46 / Cultura, Turismo e Desporto

Antônio Baldoino Fritzen é homenageado nos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque

As raízes e a tradição são a seiva circulante que garantem continuidade. A tradição é tudo aquilo que se mantém viva na memória e está presente nos costumes.

O nascimento da Chama Crioula do Estado ocorreu às 18h do dia 7 de setembro de 1947.  No momento de extinguir a Pira da Pátria, oito estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, liderados por Paixão Cortes, aproximaram-se da Pira e acenderam a 1ª Chama Crioula.  Brilhava a centelha que iria iluminar o Movimento Tradicionalista que estava nascendo há 70 anos.

No ano em que comemora 45 anos de fundação, o CTG Galpão Amigo acendeu a chama, que irá brilhar em sua Casa Tradicionalista durante os Festejos Farroupilha de 14 a 23 de setembro deste ano de 2018, no Túmulo do Sr. Antônio Baldoino Fritzen na sexta-feira (14), na presença do patrão do CTG, Sr. Jorge Celito Zuffo, do Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, do secretário Municipal da Cultura, Deporto e Turismo, Jair Kilpp, Familiares do homenageado, amigos da família dos cavalarianos e demais tradicionalistas no Cemitério Católico de Não-Me-Toque.

Antônio Baldoino Fritzen, um cultivador da tradição

Chama Municipal foi acesa no Tumulo de Antonio Fritzen

O homenageado dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque, foi um artista da música, colaborador das invernadas do CTG Galpão Amigo e do programa Alma Gaúcha, também transmitiu o amor pela cultura gaúcha aos filhos e netos.

Nascido em Sarandi, em 27 de agosto de 1935. Filho de Edmundo e Barbara Fritzen, o mais novo de sete irmãos. Perdeu a mãe quando tinha apenas 8 meses de idade, e também perdeu o pai quando tinha apenas 2 anos de idade. Ficou aos cuidados dos avós paternos, Pedro e Margarida, e quando tinha 10 anos (1945) de idade vieram residir em Não-Me-Toque.

Casou-se com Hedi Schuster em 11 de dezembro de 1957 e tiveram 3 filhos: Vanise Beatriz Fritzen, Elisa Maria Fritzen e José Gilberto Fritzen. Teve 6 netos: Tais Caroline da Silva e Ismael Fabiano da Silva, filhos de Vanise; Barbara Fritzen Gomes, filha de Elisa; Gabriel, Maria Eduarda e Cecília, filhos de José Gilberto, conhecido como Beto Fritzen. Antônio teve ainda 6 bisnetos: Sarah Kochen, filha de Barbara; Larissa Guadagnin Silva, filha de Ismael; Anthony e Lorenzo da Silva Weber, filhos de Tais.

Desde muito cedo, Antônio trabalhava com seu avô nas lidas de lavoura e, mais tarde, no ramo de madeireiras.Em 1960, junto com seu irmão, Aloísio Fritzen, começaram uma pequena fábrica de móveis, que tinha o nome de Antônio Fritzen e Irmão, onde fabricavam mesas, cadeiras, balcões, armários, camas e roupeiros.

Com o passar dos anos a pequena oficina se tornou a Indústria de Madeiras Alto Jacuí. Em 2003, Antônio e seu irmão se aposentaram, o sobrinho Carlos comprou sua parte e até hoje trabalha segue produzindo esquadrias.

Prefeito Pedro Paulo e Familiares de Antonio Fritzen

Antônio não queria parar de trabalhar e começou uma vidraçaria, onde trabalhava com a ajuda do neto Ismael, onde permaneceu até quando faleceu, em 13 de fevereiro de 2006.

Sempre foi uma alegre e ativo na comunidade, uma pessoa simples e humilde que sempre ajudou as pessoas que o procuravam. Nas horas de lazer também gostava de cantar, tocar gaita e violão. Foi como violeiro e cantos que se aproximou do tradicionalismo. Por cerca de três anos tocou para as invernadas do CTG Galpão Amigo e participou do programa Alma Gaúcha.

Antônio deixou como legado aos filhos a honestidade e a simplicidade. Os filhos se orgulham do pai, porque ele sempre foi um grande amigo e companheiro. Seu amor pelo tradicionalismo foi seguido pelas filhas, Vanise e Elisa (in memoriam), pelas netas Taís e Bárbara, que foram prendas de faixa do CTG Galpão Amigo, e agora pela bisneta Sarah. Partiu deixando muita saudade e a certeza de que cumpriu com seu legado, e ficará para sempre em nossas lembranças.

Culto Criolo foi celebrado após a abertura dos Festejos Farroupilhas de Não-Me-Toque

FESTEJOS FARROUPILHAS NÃO-ME-TOQUE 2018

Dia 14 – SEXTA-FEIRA

– Acendimento da chama no Cemitério Católico de Não-Me-Toque, solenidade de abertura no CTG às 18h, Culto Crioulo, posse das prendas e peões do CTG, jantar de abertura.

Dia 15 – SÁBADO

– das 14h às 17h30 – Oiga-lê Tchê! Oficinas da cultura gaúcha abertas ao público e gratuitas, Exposição dos trabalhos do projeto “Valorizando a Cultura e Pintando as Tradições” do Poder legislativo.

– 20h Apresentação de talentos locais.

– 22h – Show com Alma Campeira – Lonão Galponeiro – Ingressos a R$ 10,00 com pilcha e R$ 15,00 sem pilcha

Local: Lonão Galponeiro ao lado do Poliesportivo – com Praça de Alimentação

Dia 16 – 20h – DOMINGO

– 15H30 – Mateada e Exposição dos Projeto Valorizando a Cultura e Pintando as Tradições” com Praça de Alimentação

– 20h – Show acústico com o violonista Marcello Caminha – gratuito.

Local: Lonão Galponeiro ao lado do Poliesportivo – com Praça de Alimentação

Dia 17 – SEGUNDA-FEIRA

– 20H – Jantar típico Rabada, no CTG – R$ 15,00

Dia 19 – QUARTA-FEIRA

20h – Jantar típico Matambre, com fandango, no CTG – R$ 35,00

Dia 21 – SEXTA-FEIRA

– 20h – Jantar típico Costelão, com apresentação as invernadas, no CTG – R$ 35,00 * *

Dia 23 – 10h – DOMINGO

– Desfile Farroupilha (do Posto Augustin passando pelo Altar da Pátria até o Nosso Posto) e encerramento ao meio dia com churrasco no CTG (R$ 50,00 o espeto com reservas pela manhã).

De 15 a 22 – 8H – Hasteamento das bandeiras no Altar da Praça.

Dias 17, 18, 19 e 21 – Café de Chaleira no galpão da Praça