23 de julho de 2018 as 10:48 / Saúde

Inscrições abertas para o Grupo de combate ao Tabagismo

Você sabe o que é tabagismo?

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer. É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.

Os números do tabagismo!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.  Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostrou que os fumantes convivem com algumas probabilidades preocupantes. Quem fuma tem:

• 5 vezes mais chances de sofrer um infarto;
  • 5 vezes mais chances de desenvolver um enfisema pulmonar – uma doença degenerativa que atinge os pulmões;
  • O dobro de chances de sofrer um derrame cerebral em relação à pessoas que não fumam.

Tabagismo tem cura?

Sim! O tabagismo tem cura, e o melhor, o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque disponibiliza, anualmente três grupos para o auxílio às pessoas que desejam parar de fumar. O próximo grupo inicia agora, em agosto, será realizado nas quartas-feiras das 15:00 às 16:00 iniciando no dia 08 de agosto. As inscrições são limitadas e iniciam dia 25 de julho, terminando em 01 de agosto.

Para realizar a inscrição e obter mais informações, vá até a Unidade Básica de Apoio (Rua Coronel Alberto Schmitt, nº 99 – mesmo prédio da Farmácia Municipal) e leve junto seu Cartão do SUS. Não deixe essa oportunidade passar, seu momento de parar de fumar pode ser agora!

Tomas Camargo – Psicólogo

Márcia Penz – Nutricionista