Compartilhe

Ter, 12/11Não-Me-Toque

Tempo nublado

Mín 17°

Máx 28°

Chuva 55%

Tempo nublado

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
18.06.2018 - Agricultura e Meio Ambiente

94 árvores são plantadas no lançamento do Arboriza Não-Me-Toque

Crescimento imobiliário, adensamento populacional, expansão industrial e todo esse complexo de atributos da atual era “desenvolvimentista” vem cada mais influenciando na configuração das cidades. Atualmente, grande parte da população mundial vive nos grandes centros urbanos, em meio ao caos da modernidade, no entanto, essa falta de contato com o verde tem trazido um esgotamento físico e mental às pessoas.

Os benefícios do contato com a natureza são comprovados cientificamente. Frente a isso, aos poucos a consciência da necessidade de arborização das cidades e casas vem voltando. Pensando desta forma foi lançado no sábado (16), na Avenida Stara (saída para São José do Centro) o Programa de educação ambiental “Arboriza Não-Me-Toque”.

Mudas foram adotadas pelos Escoteiros Guardiões da Nascente

O projeto tem como objetivo geral o preenchimento através do plantio de espécies vegetais, em canteiros abertos que atualmente não abriguem vegetação, visando o enriquecimento da arborização urbana do município. Este projeto foi elaborado pela equipe do Departamento de Meio Ambiente sob responsabilidade técnica do Engenheiro Florestal Cássio Henrique Crestani.

Outros objetivos deste Programa são:

  • Realizar o levantamento das espécies arbóreas e locais onde poderão ser plantadas as mesmas seguindo as diretrizes da Lei Municipal nº 4.483/14 (Lei do Passeio Seguro);
  • Sensibilizar e conscientizar a população acerca dos benefícios da arborização e envolver a comunidade na preservação do meio ambiente;
  • Compartilhar responsabilidades pelos cuidados com a arborização urbana do município;
  • Promover a educação ambiental através do plantio de mudas no passeio público, áreas verdes e demais logradouros públicos.

Engenheiro Cássio Crestani orientou sobre a maneira correta de realizar o plantio das mudas

O lançamento da atividade que integra a programação do “Mês do Meio Ambiente” contou com a presença do vice-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, Secretário de Finanças Naor Orlando Kumpel e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Paulo Nienow.

No sábado foram plantadas 48 mudas da espécie Primavera (Brunsfelsia uniflora) no passeio público da Avenida Stara, 23 mudas da espécie Canafístula (Peltophorum dubium) e 23 mudas de Aroeira-piriquita (Schinus molle) na área verde da Central de Triagem de RSCC com depósito de resíduos de poda em São José do Centro. O Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente auxiliou na realização do plantio e tutoramento das mudas. O Programa terá seguimento no próximo dia 30 (sábado) com a participação do Rotaract Club onde serão plantadas árvores na Praça da Cohab e Rua Cel Alberto Schmitt.

Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e Secretário de Agricultura Pedro Nienow

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site