28 de maio de 2018 as 09:12 / Administração e Planejamento

Não-Me-Toque é destaque em avaliação do TCE-RS para a Transparência nos Portais da Internet

Entre os municípios (acima de 10 mil habitantes) que receberam as melhores notas na avaliação do TCE-RS está a Prefeitura de Não-Me-Toque.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) divulgou nesse mês de Maio um levantamento realizado em 2017 aonde analisou a disponibilização de informações e instrumentos de transparência de gestão fiscal, a chamada “transparência ativa”. Este trabalho, segundo relata o próprio TCE-RS, demonstra que o acesso aos dados públicos está sendo ampliado no RS.

O estudo realizado pelo TCE-RS avaliou a transparência dos portais da internet de todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores gaúchas, sendo avaliados 79 itens desde pedidos de informações por meio de internet até demonstração de fluxo de caixa.

Conforme o estudo, o Portal de Transparência da Administração Municipal atende 74 itens da pesquisa. Os demais cinco itens não atendidos são relacionados a ferramentas de histórico, ferramenta de pesquisa e formatos de gravação das informações.

O prefeito Armando Roos ressalta que o destaque em transparência tem sido contínuo e, embora o Município não tenha obtido a nota máxima dos auditores do TCE, é gratificante saber que a gestão caminha corretamente e afirma que vai continuar buscando a excelência.

“O que nos faltou foi somente disponibilizar alguns arquivos em mais de um formato assim como um histórico nas ferramentas de pesquisa, fora isso cumprimos tudo o que o Tribunal de Contas do Estado avalia”, finalizou o Prefeito.