Proteja-se da Gripe, campanha de vacinação tem data marcada para começar
A vacinação contra a gripe acontece todos os anos e é fundamental na prevenção da doença.
Anote na agenda: no dia 23 de abril de 2018 começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado e todos os postos de saúde estarão abertos para a administração da vacina.
A enfermeira Liliane Erpen responsável pela Sala de Vacinas do Município comenta que neste ano os Municípios terão mais dificuldades em atingir sua meta devido a problemas de fabricação e logística que dificultaram a distribuição da vacina. Segundo dados, Não-Me-Toque vai receber nesta primeira remessa somente 9% das doses necessárias para atingir a meta de cobertura, portanto não conseguiremos vacinar todas as categorias nesta primeira semana de campanha, acreditamos que após o dia 30 já teremos mais doses disponíveis para os demais grupos prioritários.
A vacinação embora não confira proteção completa nem proteção contra todas as causas de morte por problemas respiratórios, previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes em que o vírus influenza foi identificado em laboratório.
A vacinação contra influenza pode impedir milhares de internações. Adicionalmente, existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização.
Grupos elegíveis para vacinação – 2018
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
- Pessoas com mais de 60 anos
- Gestantes
- Puérperas até 45 dias pós parto
- Profissionais da saúde com comprovante da profissão
- Professores da rede pública e particular com comprovante da profissão
- População indígena
- Portadores de doenças crônicas
- Pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas* e situações especiais:
- Doença respiratória crônica
- Doença cardíaca crônica
- Doença renal crônica
- Doença neurológica crônica
- Doença Hepática Crônica
- Diabete
- Imunossupressão
- Obeso
- Transplantado
- Portadores de Trissomia
Contraindicações
A vacinação deve ser adiada em casos de doença febril aguda.
A vacina só é proibida a pacientes com alergia severa ao ovo.