A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
04 de setembro de 2017 as 08:26 / Saúde

Setembro Amarelo, mês de Prevenção e Conscientização sobre suicídio

MÊS DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUICÍDIO

O mês de setembro se inicia e com ele vem à campanha SETEMBRO AMARELO, organizada para conscientizar e prevenir o suicídio. Falar sobre suicídio ainda é um TABU em nossa sociedade, é um tema sombrio que muitos evitam comentar, porém é necessário se fazer uma reflexão e um alerta a todos da comunidade para o tema.

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros onde mais acontecem suicídios, em relação à média nacional; se levarmos em consideração os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa cause sua própria morte no mundo. Esses números são alarmantes e a única forma de prevenirmos esses acontecimentos é conversando diretamente sobre o assunto, de forma aberta e principalmente livre de preconceitos.

Os principais fatores de risco para o suicídio são: perdas familiares importantes na infância, doenças mentais, episódios muito intensos e recentes de sofrimento… O suicídio em momento algum pode ser considerado como uma forma da pessoa chamar atenção. Esse preconceito deve ser esquecido para que possamos enfrentar essa situação de frente e da melhor forma possível.

Caso você conheça alguém, ou se encontre em situação de desesperança (sem fé na vida e nas possibilidades que ela proporciona), procure imediatamente ajuda. Os serviços da secretaria de saúde do município estão abertos para recebê-lo e ajudar nessa situação. Também existe o Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende 24 horas por dia pelo telefone 188 e pode auxiliá-lo. Não se deixe vencer, busque ajuda e mude para melhor sua vida.

Tomas Camargo

Psicólogo


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir